Dengue – Atenção a época de chuvas - Blog - Clínica Rossetti

A dengue é uma doença causada por um vírus, cuja transmissão é feita pelo mosquito Aedes aegypti,
que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Trata-se de um mosquito originário do Egito e sua distribuição pelo mundo ocorreu a partir da África.

Primeiro pela costa leste do continente para as Américas, depois da costa oeste para a Ásia.

No Brasil o Aedes aegypti chegou da África por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de escravos.

Transmissão

A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti e apenas os mosquitos contaminados transmitem a doença.

Os mosquitos põem ovos em água parada e em recipientes que contenham água, como baldes, tigelas, pratos de animais, vasos de flores e vasos.

Importante ressaltar que os mosquitos que transmitem dengue, Chikungunya e Zika picam durante o dia e a noite.

Os mosquitos são infectados quando picam uma pessoa infectada com o vírus.

Dificilmente, a dengue pode ser transmitida por transfusão de sangue, transplante de órgãos ou por picada de agulha.

No entanto, é possível que ocorra a transmissão de uma mulher grávida infectada ao feto.

Os principais sintomas da doença são:

• Febre alta
  • Forte dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Perda do paladar e apetite
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
  • Náuseas e vômitos
  • Tontura
  • Extremo cansaço
  • Moleza e dor no corpo
  • Muitas dores nos ossos e articulações
  • Dor abdominal (principalmente em crianças)

Os sintomas leves da dengue podem ser confundidos com outras doenças que causam febre, dores ou erupções cutâneas.

Eles geralmente duram de 2 a 7 dias e a maioria das pessoas se recuperam após uma semana.

Pode ocorrer dor extrema nas pernas e articulações nos primeiras sinais.

A febre e outros sintomas persistem por 48 a 96 horas, seguidos de sudorese.

Diagnóstico da dengue

O diagnóstico da dengue é feito com base nos sintomas apresentados e exames laboratoriais, incluindo sorologia e biologia molecular.

Um dos métodos padrão-ouro para identificação é o PCR.

Com esse exame, é possível identificar a presença do material genético do vírus.

O PCR apresenta uma maior utilidade diagnóstica, no início da infecção, antes do término dos sintomas.

Inicialmente não há tratamento específico para a dengue.

Os medicamentos recomendados tratam apenas os sintomas.

Considerando os medicamentos, o paciente deve realizar:

• Repouso
  • Ingestão de água

Deve ser realizado o acompanhamento médico, para que a doença não evolua para uma situação mais grave.

Dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica é uma reação grave do organismo ao vírus.

A dengue hemorrágica ocorre em pessoas infectadas pela segunda vez, e pode ser diferenciada dos outros tipos de dengue por volta do terceiro dia, com o surgimento de hemorragias após o aparecimento dos demais sintomas, como dor no fundo dos olhos, febre e dor pelo corpo.

Os sintomas da dengue hemorrágica são muito parecidos com os sintomas da dengue comum, no entanto, os sintomas mais graves começam a aparecer a partir do terceiro dia.

Vale ressaltar que nem sempre os sangramentos aparecem, o que acaba dificultando o diagnóstico.

Para a confirmação do diagnóstico, é solicitado exame de sangue e a prova do laço, feita através da observação de mais de 20 pintas vermelhas num quadrado de 2,5 x 2,5 cm desenhado na pele, após 5 minutos do braço ligeiramente apertado com uma fita.

Para o tratamento da dengue hemorrágica ele deve ser iniciado nas primeiras 24 horas após o surgimento dos sintomas.

Deve-se evitar o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, como AAS e os anti-inflamatórios como o Ibuprofeno.

Vacina

Já tem disponível desde 2015 a vacina contra a dengue.

Ela protege principalmente os casos mais graves, como a dengue hemorrágica.

Sua composição é baseada com os quatro sorotipos vivos do vírus da dengue, obtidos separadamente por tecnologia de DNA recombinante.

A aplicação é feita em três doses, de forma subcutânea.

A vacina é recomendada para apenas para quem já sofreu exposição ao vírus, tendo manifestado sintomas da doença ou não.

Podem tomar a vacina crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos.

Algumas pessoas estão proibidas de tomar a vacina, como as imunodeprimidas, com alergia grave, gestantes e lactantes.

A vacina é distribuída apenas por clínicas privadas, tendo um custo que varia de R$ 200,00 a R$ 300,00.

Os efeitos colaterais da vacina são:

• Dor de cabeça
  • Mal-estar
  • Dor muscular
  • Fraqueza
  • Vermelhidão na pele
  • Dor
  • inchaço

Importante destacar, que o Instituto Butantan está desenvolvendo um vacina para ser disponibilizada pelo SUS e aplicada em pessoas que já foram infectadas por um dos quatro subtipos da dengue ou em pessoas que nunca tiveram a doença.

Prevenção e combate da dengue

Algumas ações são importantes para a prevenção e combate contra a dengue.

São ela:

• Manter a caixa d’água está bem tampada
  • Deixar as lixeiras tampadas
  • Colocar areia nos pratos de plantas.
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal
  • Limpar as calhas
  • Cobrir piscinas
  • Tampar os ralos
  • Limpar a bandeja externa da geladeira
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
  • Cobrir cisterna
  • Cobrir os reservatórios de água

A limpeza não deve ser realizada apenas nas residências, mas deve englobar escolas, ambientes de trabalho e outros locais de grande concentração de pessoas.

Além desses cuidados, é preciso tomar alguns cuidados pessoais, como:

• Usar repelente
  • Cobrir a maior parte do corpo com roupas claras
  • Colocar telas em janelas e portas

Com a chegada do verão, o número de casos aumenta, calor e as chuvas criam condições mais favoráveis à reprodução.

O mosquito da dengue voa a cerca de meio metro do solo, as regiões mais atingidas por suas picadas são as pernas, os tornozelos e os pés, por isso a recomendação é a maior proteção nessas áreas.

Ademais, muitas vezes a pessoa não sente a picada do mosquito, pois a saliva possui uma substância anestésica.

Por isso, a maior recomendação é eliminar os criadouros do mosquito.

Em síntese, a dengue é um vírus cujo hospedeiro é o mosquito Aedes aegypti.

Apenas os mosquitos contaminados transmitem a doença.

Os sintomas leves da dengue podem ser confundidos com outras doenças, como gripes e resfriados.

A dengue hemorrágica é versão mais perigosa da doença, ocorre em pessoas infectadas pela segunda vez.

A vacina, que está disponível apenas na rede privada, combate a doença, em especial a dengue hemorrágica.

Por conta do aumento das chuvas na época do verão e o acúmulo de água parada, a principal recomendação e a eliminação desses locais, para evitar o criadouro dos mosquitos.

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre saúde e bem-estar no Blog da Clínica Rossetti.

Por: Kelma Yaly - 20 de janeiro de 2023