Entenda mais sobre os exames de ressonância magnética - Blog - Clínica Rossetti

A ressonância magnética é uma técnica de imagem que usa um campo magnético e ondas de rádio geradas por computador para criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos do seu corpo.

A maioria das máquinas de ressonância magnética são ímãs grandes em forma de tubo.

Quando você se deita dentro de uma máquina de ressonância magnética, o campo magnético realinha temporariamente as moléculas de água em seu corpo.

Desta forma, as ondas de rádio fazem com que esses átomos alinhados produzam sinais fracos, usados para criar imagens transversais (como fatias em um pão).

A máquina de ressonância magnética também pode produzir imagens 3D que podem ser vistas de diferentes ângulos.

Por que é feito um exame de ressonância magnética?

A ressonância magnética é uma maneira não invasiva de seu médico examinar seus órgãos, tecidos e sistema esquelético.

Produz imagens de alta resolução do interior do corpo que ajudam a diagnosticar uma variedade de problemas.

Ressonância Magnética do cérebro e da medula espinhal

A ressonância magnética é o exame de imagem mais utilizado do cérebro e da medula espinhal. Muitas vezes, é realizado para ajudar a diagnosticar:

• Aneurismas de vasos cerebrais
  • Distúrbios do olho e do ouvido interno
  • Esclerose múltipla
  • Distúrbios da medula espinhal
  • Derrame
  • Tumores
  • Lesão cerebral por trauma

Um tipo especial deste exame  é a ressonância magnética funcional do cérebro.

Este exame produz imagens do fluxo sanguíneo para certas áreas do cérebro. Ele pode ser usado para examinar a anatomia do cérebro e determinar quais partes estão lidando com funções críticas.

Isso ajuda a identificar áreas importantes de controle de linguagem e movimento no cérebro de pessoas que estão sendo consideradas para cirurgia cerebral.

A ressonância magnética funcional também pode ser usada para avaliar danos de uma lesão na cabeça ou de distúrbios como a doença de Alzheimer.

RM do coração e vasos sanguíneos

A ressonância magnética que se concentra no coração ou nos vasos sanguíneos pode avaliar:

• Tamanho e função das câmaras do coração
  • Espessura e movimento das paredes do coração
  • Extensão dos danos causados ​​por ataques cardíacos ou doenças cardíacas
  • Problemas estruturais na aorta, como aneurismas ou dissecções
  • Inflamação ou bloqueios nos vasos sanguíneos

RM de outros órgãos internos

Ela também pode verificar tumores ou outras anormalidades de muitos órgãos do corpo, incluindo o seguinte:

• Fígado e ductos biliares
  • Rins
  • Baço
  • Pâncreas
  • Mamas
  • Útero
  • Ovários
  • Próstata

RM de ossos e articulações

Neste caso, este exame pode ajudar no diagnóstico de:

• Anormalidades articulares causadas por lesões traumáticas ou repetitivas, como cartilagem ou ligamentos rompidos
  • Anormalidades do disco na coluna
  • Infecções ósseas
  • Tumores dos ossos e tecidos moles

Ressonância Magnética dos seios

Ela pode também ser usada com a mamografia, para detectar câncer de mama, particularmente em mulheres que têm tecido mamário denso ou que podem estar em alto risco da doença.

Riscos

Como a ressonância magnética usa ímãs poderosos, a presença de metal em seu corpo pode ser um risco à segurança se atraída pelo ímã.

Mesmo que não sejam atraídos pelo ímã, os objetos metálicos podem distorcer a imagem da ressonância magnética.

Desta forma, antes de fazer uma ressonância magnética, você provavelmente preencherá um questionário que inclui se você possui dispositivos metálicos ou eletrônicos em seu corpo.

A menos que o dispositivo que você possui seja certificado como seguro para ressonância magnética, talvez você não consiga fazer este exame para sua segurança.

Os dispositivos incluem:

• Próteses articulares metálicas
  • Válvulas cardíacas artificiais
  • Um desfibrilador cardíaco implantável
  • Bombas de infusão de drogas implantadas
  • Estimuladores de nervos implantados
  • Um marcapasso
  • Clipes de metal
  • Pinos de metal, parafusos, placas, stents ou grampos cirúrgicos
  • Implantes cocleares
  • Uma bala, estilhaços ou qualquer outro tipo de fragmento de metal
  • Dispositivo intrauterino

Se você tiver tatuagens ou maquiagem permanente, pergunte ao seu médico se elas podem afetar seu exame. Algumas das tintas mais escuras contêm metal.

Antes de agendar uma ressonância magnética, informe o seu médico se achar que está grávida.

Isso porque, os efeitos dos campos magnéticos nos fetos não são bem compreendidos.

Neste sentido, seu médico pode recomendar um exame alternativo ou adiar este exame. Informe também ao seu médico se estiver amamentando, especialmente se for receber material de contraste durante o procedimento.

Também é importante discutir problemas renais ou hepáticos com seu médico e o técnico, porque problemas com esses órgãos podem limitar o uso de agentes de contraste injetados durante o exame.

Contraste nos exames de ressonância magnética

Dependendo do tipo de ressonância magnética que você está programado para fazer, talvez haja a indicação do uso do contraste.

Não há preocupações especiais para pessoas com problemas renais que fazem uma ressonância magnética sem contraste.

Agentes de contraste, incluindo gadolínio, são usados ​​para aprimorar alguns exames. Estes são injetados em uma veia da mão ou do braço.

Os contrastes a base de gadolínio podem aumentar o risco de uma doença rara, mas grave, chamada fibrose sistêmica nefrogênica em pessoas com insuficiência renal grave. A fibrose sistêmica nefrogênica desencadeia o espessamento da pele, órgãos e outros tecidos.

Antes de fazer uma ressonância magnética, certifique-se de que seu médico saiba sobre seus problemas renais.

Os exames de sangue podem revelar a gravidade da deficiência da função renal, o que pode ajudar a determinar o risco de fibrose sistêmica nefrogênica.

Se o seu médico ainda recomendar uma ressonância magnética com gadolínio, apesar dos riscos potenciais, você pode receber a dose mais baixa possível da forma de gadolínio que tem sido associada ao menor número de complicações.

Seu médico também pode recomendar a hemodiálise - um procedimento que filtra os resíduos do sangue por meio de uma máquina - imediatamente após a ressonância magnética.

Como você se prepara

Antes de um exame de ressonância magnética, coma normalmente e continue a tomar seus medicamentos habituais, a menos que seja instruído de outra forma.

Normalmente, você será solicitado a vestir um vestido e remover coisas que possam afetar a imagem magnética, como:

• Joia
  • Grampos de cabelo
  • Óculos
  • Relógios
  • Piercing
  • Perucas
  • Dentaduras
  • Aparelhos auditivos
  • Sutiãs com aro
  • Cosméticos que contêm partículas de metal

O que você pode esperar durante o exame?

A máquina de ressonância magnética parece um tubo longo e estreito com ambas as extremidades abertas.

Você se deita em uma mesa móvel que desliza na abertura do tubo. Um tecnólogo monitora você de outra sala. E fique tranquilo, porque você terá uma campainha em suas mãos e poderá conversar com nossa equipe quando não se sentir confortável.

Se você tem medo de espaços fechados (claustrofobia), pode receber um medicamento para ajudá-lo a se sentir sonolento e menos ansioso. A maioria das pessoas passa no exame sem dificuldade.

A máquina de ressonância magnética cria um forte campo magnético ao seu redor e as ondas de rádio são direcionadas ao seu corpo. O procedimento é indolor. Você não sente o campo magnético ou as ondas de rádio, e não há partes móveis ao seu redor.

Durante a ressonância magnética, a parte interna do ímã produz batidas repetitivas, pancadas e outros ruídos. Por esse motivo, oferecemos tampões de ouvido para ajuda-lo a bloquear o ruído.

Em alguns casos, um material de contraste, geralmente gadolínio, será injetado através de uma linha intravenosa, em uma veia da mão ou do braço. O material de contraste realça certos detalhes.

Fique tranquilo, como dissemos o gadolínio raramente causa reações alérgicas.

Este exame  pode durar de 15 minutos a mais de uma hora a depender de qual parte do corpo será examinada.

Por esse motivo, você deve ficar parado porque o movimento pode borrar as imagens resultantes.

Durante uma ressonância magnética funcional, você pode ser solicitado a realizar várias pequenas tarefas com:

• bater o polegar contra os dedos,
  • esfregar um bloco de lixa
  • responder a perguntas simples.

Isso ajuda a identificar as partes do seu cérebro que controlam essas ações.

Após o exame

Se você não tiver sido sedado, poderá retomar suas atividades habituais imediatamente após o exame.

Resultados

Por fim, um médico especialmente treinado para interpretar ressonâncias magnéticas (radiologista) analisará as imagens do seu exame e relatará os achados ao seu médico.

Por: Kelma Yaly - 27 de junho de 2022