Meningite: o que é, sintomas e tratamento - Blog - Clínica Rossetti

A meningite é uma infecção grave das meninges.

As meninges são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por um vírus ou bactéria e, às vezes, é causada por um fungo.

A meningite viral é geralmente uma forma menos perigosa de meningite e afeta mais crianças, pois é causada por vírus que vivem em fluidos na boca e nariz e nas fezes.

A meningite bacteriana é a mais grave, causada por bactérias que vivem no nariz e na garganta e geralmente são inofensivas, no entanto, podem entrar na corrente sanguínea e se espalhar para a membrana que envolve o cérebro.

Como ocorre o contágio

A meningite fúngica, parasitária e não infecciosa não é contagiosa.

Os vírus ou bactérias que causam a doença são geralmente transmitidos de pessoa para pessoa por meio de contato próximo, como tossir, espirrar, beijar e compartilhar itens pessoais.

Contudo, não precisa entrar em contato direto com uma pessoa infectada para ser contaminado.

A meningite bacteriana, a forma mais grave de meningite, também pode ser contagiosa.

Ela se espalha através do contato prolongado com uma pessoa infectada, ocorrendo mais em escolas, creches, quartéis militares, hospitais.

Ela pode ser causada por bactérias, meningocócicas, pneumocócicas, tuberculose, estreptococos do grupo B.

A meningite viral é geralmente causada por vírus estomacais comuns, bem como pode ser causada pelo vírus da caxumba, sarampo, herpes simples tipos I e II e varicela.

Sintomas da meningite

Em crianças os sintomas são:

• Febre
  • Pele amarela (icterícia)
  • Irritabilidade
  • Problemas de alimentação
  • Erupção cutânea vermelho-púrpura ou hematomas
  • Pele pálida ou manchada
  • Convulsões

Em adultos os sintomas mais comuns são:

• Febre
  • Sensibilidade à luz
  • Dor de cabeça muito forte e pescoço rígido ou dolorido
  • Náuseas ou vômitos e perda de apetite
  • Cansaço e sonolência
  • Irritabilidade
  • Confusão
  • Erupção cutânea vermelho-púrpura ou hematomas
  • Dores musculares e articulares
  • Convulsões

Os sintomas não aparecem em uma ordem definida e alguns podem não aparecer.

Como ocorre o diagnóstico

A doença é diagnosticada com um exame de sangue e uma punção lombar.

Isso envolve colocar uma agulha na base da coluna para coletar uma amostra do fluido que envolve o cérebro e a coluna.

O fluido é examinado para ver que tipo de infecção foi a causa.

As pessoas com a doença são geralmente internadas, embora algumas pessoas com meningite viral possam ser tratadas em casa com supervisão médica rigorosa.

O tratamento dependerá do tipo de infecção que causou a meningite.

Meningite viral

Não há tratamento específico para a meningite viral e os pacientes melhoram com repouso e ingestão de líquidos.

O paracetamol pode ser usado para aliviar quaisquer sintomas de dor de cabeça e febre.

A meningite viral não é tratada com antibióticos, pois não são eficazes contra doenças virais.

Meningite bacteriana

A meningite bacteriana pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

O uso de antibióticos (geralmente injetáveis ​​ou intravenosos) são administrados por até 3 semanas.

Outros medicamentos, como corticosteroides, também podem ser administrados para ajudar a reduzir o risco de complicações, como inchaço cerebral ou convulsões.

Às vezes, as pessoas em contato próximo recebem antibióticos para reduzir o risco de desenvolver a doença.

Meningite fúngica

A meningite causada por um fungo é tratada com medicamentos antifúngicos intravenosos e orais.

Prevenção

Há um risco menor de pegar infecções virais ou bacterianas se forem adotadas medidas de higiene pessoal.

Por isso é importante:

• Lavar as mãos regularmente
  • Não compartilhar garrafas, copos ou talheres
  • Espirrar no cotovelo
  • Jogue os lenços na lixeira logo após o uso e lave as mãos.

Nesse sentido, vários vírus e bactérias que causam meningite podem ser amplamente prevenidos pela imunização infantil de rotina, portanto, manter-se em dia com as vacinas infantis é a melhor maneira de prevenir a meningite.

Vacinas opcionais extras também estão disponíveis contra algumas cepas de bactérias meningocócicas que podem causar meningite bacteriana.

Vacina Meningocócica

A vacinação é a melhor proteção para combater a meningite meningocócica.

A vacinação com meningocócica B pode ser feita a partir das 6 semanas de idade.

A imunização meningocócica é recomendada para:

• Bebês e crianças menores de 2 anos
  • Adolescentes e jovens adultos de 15 a 19 anos
  • Adolescentes e jovens adultos de 15 a 24 anos que vivem em condições de encarceramento
  • Adolescentes e jovens adultos de 15 a 24 anos que são fumantes atuais
  • Viajantes para lugares onde a doença meningocócica é mais comum
  • Pessoas com condições médicas que aumentam o risco de doença meningocócica, como pessoas com alguns distúrbios sanguíneos ou sistema imunológico enfraquecido
  • Pessoas atuando em laboratório que trabalham com a bactéria que causa a doença meningocócica

As bactérias de uma infecção por meningite meningocócica se reproduzem no sangue e atingem as células ao redor dos capilares.

Os danos a essas células levam a vazamentos leves de sangue, por isso o aparecimento de erupção cutânea rosa, vermelha ou roxa.

As manchas podem se assemelhar a pequenas alfinetadas e são facilmente confundidas com uma contusão.

À medida que a infecção piora e se espalha, a erupção pode se tornar mais evidente, ficando as manchas mais escuras e maiores.

As pessoas com pele mais escura podem ter mais dificuldade em ver uma erupção de meningite.

As áreas mais claras da pele, como as palmas das mãos e a parte interna da boca, podem mostrar sinais de erupção com mais facilidade.

Sequelas da meningite

A maioria das pessoas se recuperam completamente após a doença.

Algumas pessoas se recuperam rapidamente e outras mais lentamente, dependendo do tipo e gravidade da doença.

Quando não causa a morte, a doença pode deixar sequelas, como perda da audição e visão, epilepsia e paralisia cerebral.

Gravidez e listeriose

Uma infecção por listeria monocytogenes (agente causador da listeriose, uma grave doença de origem alimentar) pode levar a uma infecção por meningite bacteriana se não for tratada rapidamente, e esse tipo de infecção pode ser muito perigoso para um bebê em desenvolvimento.

Alguns estudos alertam que certos tipos de alimentos, como queijos macios, aipo, brotos, melão e sorvete, foram recentemente conectados a surtos de listeriose, mas isso não significa que comer esses alimentos durante a gravidez haverá uma infecção.

O que se pode concluir sobre meningite

A meningite é uma inflamação do fluido e das três membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

A meningite viral é geralmente uma forma menos perigosa, no qual pode ser evitada se adotada as medidas de higiene, como lavar as mãos após tossir, manter locais arejados, evitar aglomerações e não compartilhar objetos pessoas como talhares e copos.

No entanto, a meningite bacteriana é a forma mais grave.

Em que pese o combate a meningite bacteriana ocorrer com a utilização de antibióticos, a melhor forma de prevenção é a vacinação.

No Brasil, recentemente nos deparamos com um surto de meningite meningocócica decorrente principalmente da baixa cobertura vacinal.

Por isso, a vacinação é a melhor forma de prevenção contra essa doença que pode ser fatal.

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre saúde e bem-estar no Blog da Clínica Rossetti.

Por: Kelma Yaly - 8 de outubro de 2022