Quando a dor nas costas é crônica - Blog - Clínica Rossetti

A dor nas costas é um dos problemas médicos mais comuns no mundo.

Pode variar de uma dor incômoda e constante a uma dor súbita e aguda.

Às vezes, pode decorrer de um acidente, uma queda ou levantamento de algo pesado, ou pode se desenvolver lentamente devido a alterações degenerativas relacionadas à idade da coluna.

Em alguns casos, distúrbios inflamatórios ou outras condições médicas podem causar  dor nas costas.

O tratamento varia de acordo com a causa e os sintomas, no entanto, existem medidas que podem ser tomadas para melhorar sua saúde e diminuir a possibilidade de desenvolver dores nas  crônicas nas costas.

Anatomia das costas

Existem muitas estruturas diferentes na anatomia das costas que trabalham juntas para sustentar seu corpo.

Problemas com qualquer uma dessas estruturas podem causar dor nas costas.

Existem quatro regiões da coluna:

• Espinha cervical
  • Coluna torácica
  • Espinha lombar
  • Sacro e cóccix

Partes da coluna e costas incluem

Vértebras – pequenos ossos empilhados uns sobre os outros, que protegem a medula espinhal;

Medula espinhal – longo feixe de nervos que descem pelas costas através de um canal nas vértebras;

Discos intervertebrais – almofadas semelhantes a almofadas entre as vértebras que atuam como amortecedores e espaçadores para a coluna;

Ligamentos – bandas curtas de tecido resistente e flexível que mantêm as vértebras no lugar;

Tendões – cordão de tecido que conecta o músculo ao osso;

Músculos – um feixe de fibras dinâmicas que sustentam a coluna e a parte superior do corpo e ajudam você a se mover.

Quem tem propensão a ter dor nas costas?

A dor nas costas é mais comum entre pessoas que são sedentárias.

Os músculos fracos das costas e do estômago podem não suportar adequadamente a coluna.

A dor nas costas também é mais comum quando se fica um longo tempo sem se exercitar e retorna atingindo sua exaustão.

Além disso, o ganho de peso pode sobrecarregar a coluna, acarretando forte dores.

Alguns fatores de risco relacionados a trabalhos que exigem levantamento de peso, empurrar, puxar podem ferir as costas.

Importante lembrar que, a má postura perante a mesa de trabalho também pode prejudicar a coluna, especialmente se ficar sentado o dia todo em uma cadeira desconfortável.

Outros fatores também contribuem para a dor nas costas, como idade e a genética, pois desempenha um papel fundamental em alguns distúrbios.

Tipos de dor nas costas

• Aguda - acontece de repente e geralmente dura alguns dias a algumas semanas.
  • Subaguda - surge ao longo do tempo e dura de 4 a 12 semanas.
  • Crônica - surge de forma rápida ou lenta e durar mais de 12 semanas.

Sintomas dor nas costas

A dor nas costas pode variar de uma dor local em um ponto específico a uma dor generalizada que se espalha por todas as costas.

Às vezes, a dor irradia das costas para outras áreas do corpo, como nádegas, pernas ou abdômen.

A intensidade da dor varia para cada pessoa.

Os sintomas mais comuns são:

• Aumento da dor com levantamento e flexão
  • Piora da dor ao descansar, sentar ou ficar em pé
  • Dor nas costas que vem e vai
  • Rigidez pela manhã ao acordar e dor nas costas diminuída com a atividade
  • Dor que irradia das costas para as nádegas, perna ou quadril
  • Dormência e formigamento
  • Dor nas costas após uma queda ou lesão

Não obstante a dor nas costas pode ocasionar conjuntamente:

• Problemas para urinar
  • Fraqueza, dor ou dormência nas pernas
  • Febre
  • Perda de peso

Como identificar e tratar a dor crônica nas costas

Diagnosticar as causas das dores crônicas é mais complexo do que  diagnosticar  as causas das dores agudas.

Por isso, é necessário procurar ajuda de um ortopedista, profissional especializado nos diagnósticos e distúrbios que afetam as articulações, músculos, tendões, ligamentos, tecido conjuntivo e ossos.

A dor crônica dura mais de 12 semanas, não é causada por um evento ou lesão específica, nem desaparece sem tratamento médico.

Podemos considerar como causas

Problemas mecânicos/estruturais: problemas mecânicos ou estruturais se desenvolvem na coluna, discos, músculos, ligamentos ou tendões nas costas;

Entorse: uma lesão nos ligamentos que sustentam a coluna, muitas vezes decorrentes de torção ou levantamento inadequado;

Tensão: uma lesão em um músculo ou tendão;

Doença degenerativa do disco: o envelhecimento faz com que os discos entre as vértebras da coluna se quebrem;

Hérnia de disco ou ruptura de disco: os discos comprimem e irritam os nervos próximos;

Espondilolistese: uma vértebra na coluna sai do lugar;

Estenose espinhal: um estreitamento da coluna vertebral que exerce pressão sobre a medula espinhal e os nervos.

O tratamento podem incluir estratégias diversas como psicoterapia, psicanálise, hipnoterapia, acupuntura, fisioterapia, hidroterapia, ajustes de natureza nutricional, reabilitação e recondicionamento físico.

Para dores crônicas, é muito comum o uso de medicamentos a base de opioides.

Alguns estudos apontam a aplicação de toxina botulínica como uma opção no tratamento de dores crônicas no pescoço e lombar, no entanto, estudos estão em andamento para validar essa nova aplicação.

Ou seja, a cirurgia pode ser uma opção eficaz para o alívio da dor, todavia, só é recomendada depois que o tratamento não cirúrgico deixe de funcionar.

Neste sentido, certamente o melhor tratamento para a dor crônica nas costas é se movimentar, pois quando menos se movimentar haverá mais o descondicionamento muscular e a piora da dor.

Procure sempre ajuda médica, ele irá realizar exames de imagem, para poder analisar melhor suas condições e proporcionar um melhor tratamento.

O que se pode concluir sobre dores crônicas nas costas

Por fim, é importante saber que a dor crônica, na maioria dos casos, está relacionada com as alterações que ocorrem na coluna ao longo do tempo (com o envelhecimento).

A dor é um sintoma extremamente importante e conviver com ela é entrar em um estado de incapacidade física, visto que muitas atividades ficam prejudicadas por falta de mobilidade, prejudicando atividades diárias cotidianas.

Isso interfere nas relações profissionais, sociais e principalmente psicológicas.

Por essa razão, antes da realização de qualquer cirurgia é de suma importância aderir a um tratamento com uma equipe multiprofissional, capaz de desenvolver mecanismos para a identificação da dor e seu combate.

Nesse sentido, atividade física é a melhor aliada na prevenção e combate da dor crônica nas costas, bem como o acompanhamento de um profissional para orientação na prática de exercícios de baixa intensidade que auxiliem no tratamento.

Por: Kelma Yaly - 17 de julho de 2022