Sarcopenia, entenda está patologia - Blog - Clínica Rossetti

A sarcopenia é a perda progressiva de massa e força muscular relacionada à idade.

O principal sintoma da doença é a fraqueza muscular.

Trata-se de perda de massa muscular em decorrência da idade e também pela falta de atividade física durante a vida.

Nesse artigo abordaremos as principais causacover x huawei p9 lite amazon
robovac vergleich
toni mahfud bandana
pack nintendo switch fortnite carrefour
cabinet de rangement pas cher
lavazza machine a grain
define patrimonio cultural
megasofa aruba ii
mocasines mujer en el corte ingles
costumi a mutanda
supersoft garn
fahrradsattel kinder 24 zoll
gant anti coupure kevlar
musselintuch
nike edition limited
s, sintomas e como combatê-la.

Desvendando a sarcopenia

O músculo esquelético é o principal depósito de proteínas do corpo.

A massa muscular é mantida por um equilíbrio entre a síntese proteica, a degradação e a regeneração de proteínas

Desse modo, a sarcopenia é a perda gradual de massa, força e função muscular.

A doença afeta as pessoas com mais idade e afeta a qualidade de vida, pois reduz a capacidade de realizar atividades diárias.

A sarcopenia afeta o sistema músculo-esquelético e é um fator importante no aumento da fragilidade, quedas e fraturas.

Ela também pode afetar pessoas com alto índice de massa corporal (IMC), em uma condição chamada obesidade sarcopênica.

Importante salientar que pessoas com obesidade e sarcopenia correm o maior risco de complicações, do que apenas as pessoas que tiverem uma doença ou outra.

Ela afeta pessoas com 60 anos ou mais.

Modo como a sarcopenia afeta o corpo

A sarcopenia é responsável pela atrofia muscular, que é uma diminuição no número e no tamanho das fibras musculares, fazendo com que os músculos fiquem mais finos.

Com o envelhecimento, o corpo deixa de produzir a proteína, responsável pelo crescimento.

Por essa razão, as células musculares ficam menores.

Além disso, há alterações em certos hormônios, como a testosterona e o fator de crescimento semelhante à insulina, que também tem ação direta nas fibras musculares, ocasionando a sarcopenia.

Principais sintomas

Além da fraqueza muscular ser o principal sintoma, outros sintomas também podem aparecer:

• Perda de resistência
  • Dificuldade em realizar atividades diárias
  • Andar devagar
  • Problemas para subir escadas
  • Falta de equilíbrio e quedas
  • Diminuição do tamanho muscular

Principais causas

A causa mais comum da sarcopenia é o processo natural de envelhecimento.

A perda da massa muscular começa a partir dos 30 anos.

Essa perda pode ocorrer até 8% a cada dez anos.

Quem possui sarcopenia a tendência é a perda de massa muscular mais rápida.

Apesar do envelhecimento ser o principal fator para desencadear a sarcopenia, outras causas também podem contribuir para o aparecimento, são elas:

• Sedentarismo
  • Obesidade
  • Doenças crônicas como doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, diabetes , câncer e HIV
  • Artrite reumatóide
  • Resistência à insulina
  • Redução dos níveis hormonais
  • Desnutrição ou ingestão inadequada de proteínas
  • Diminuição na capacidade de converter proteínas em energia
  • Diminuição no número de células nervosas responsáveis pelos movimentos

Diagnóstico para a sarcopenia

O diagnóstico por ocorrer por vários exames, principalmente por teste de força muscular.

A realização do teste de força incluem:

• Teste de preensão manual: A força de preensão manual traça um paralelo com a força dos outros músculos.
    Ele é utilizado para identificar deficiências na força muscular geral.
  • Teste de cadeira: Esse teste mede a força muscular das pernas. É medido o número de vezes que é possível ficar de pé e sentar em uma cadeira sem usar os braços em 30 segundos. Ao realizar força para levantar da cadeira, é possível detectar a doença.
  • Teste de velocidade de caminhada: O teste de velocidade de caminhada mede o tempo para percorrer 4 metros em ritmo normal de caminhada.

Outros exames solicitados para o diagnóstico são de imagem.

O exame densitometria óssea, considerado para a avaliação da massa muscular corporal, é um dos principais exames para diagnóstico da sarcopenia.

Também pode ser solicitado tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM).

O tratamento para a sarcopenia geralmente inclui mudanças no estilo de vida.

Essas mudanças podem tratar e ajudar a reverter a sarcopenia.

As principais mudanças são:

• Atividade física: É recomendado o treinamento de força progressivo baseado em resistência. Este tipo de exercício pode ajudar a melhorar a força e reverter a perda muscular.
  • Alimentação saudável: uma dieta saudável também pode ajudar a reverter os efeitos da sarcopenia. É especialmente importante aumentar a ingestão de proteínas por meio de alimentos ou suplementos.

Alguns alimentos ricos em proteína:

Frango (100 g) = 32,8 g de proteína
Queijo (100g) = 26 g de proteína
Carne de vaca (100 g) = 26,4 g de proteína
Soja (100 g) = 12,5 g de proteína
Quinoa (100 g) = 12 g de proteína
Tofu (100 g) = 8,5 g de proteína
Feijão (100 g) = 6,6 g de proteína

Medidas de prevenção para a sarcopenia

Em que pese a sarcopenia ser uma condição decorrente do envelhecimento, é possível retardar a doença, adotando
algumas medidas:

• Alimentos saudáveis: Realizar a ingestão de proteína, com o consumo de 20 a 35 gramas em cada refeição
  • Exercício físicos: Praticar atividade física regular, como exercício de musculação.

Diferença entre sarcopenia e atrofia muscular

A atrofia muscular é a perda de tecido muscular.

Já a sarcopenia é um tipo de atrofia muscular que afeta especificamente as pessoas à medida que envelhecem.

As duas condições possuem as mesmas características comuns como perda muscular, no entanto, os processos são diferentes.

A diminuição no tamanho e no número de fibras musculares causa sarcopenia.

Por outro lado, a atrofia muscular ocorre com a redução no tamanho das fibras, mas a quantidade de fibras permanece a mesma.

Com o envelhecimento, a perda muscular ocorre gradativamente.

Essa perda de massa muscular inicia por volta dos 30 anos.

Quem é diagnosticado com sarcopenia, a perda muscular acontece mais rapidamente.

Ela afeta o sistema músculo-esquelético, podendo levar ao aumento da fragilidade, quedas e fraturas.

A perda leve de força muscular aumenta o esforço em certas articulações (como nos joelhos) o que colabora com as quedas.

A sarcopenia pode afetar pessoas com obesidade, bem como pessoas com doenças crônicas como doença pulmonar obstrutiva crônica e com resistência a insulina.

Apesar de ser uma condição decorrente da idade, é possível reverter os efeitos da doença.

Ter uma alimentação saudável, com ingestão adequada de proteínas e a realização de atividade física, podem colaborar para a melhora do quadro de sarcopenia.

Ao detectar fraqueza muscular, perda de resistência ou qualquer outro sintoma de sarcopenia, importante procurar por auxílio médico.

Com um diagnóstico é possível ter um plano de tratamento para reverter a perda muscular e melhorar a qualidade de vida.

Por: Kelma Yaly - 27 de outubro de 2023