Dieta dieta anti-inflamatória e doença autoimune - Blog - Clínica Rossetti

Sobre Para as pessoas que sofrem de doença autoimune, controlar a inflamação é muito importante.

A boa notícia é que com uma dieta anti-inflamatória isso é possível

A dieta é uma parte tão importante de uma vida saudável para todos, especial para pacientes autoimunes.

A ingestão de alimentos inflamatórios, pode causar crises e problemas sérios.

Nesse artigo demonstraremos quais são os alimentos anti-inflamatórios que ajudam aqueles que possuem uma doença autoimune a evitar que os sintomas venham aparecer.

O que é doença autoimune

A doença autoimune ocorre pelo mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar as células saudáveis.

Ainda não se sabe o que desencadeia a doença autoimune.

Os sintomas variam conforme a doença e a parte do corpo afetada.

A doença celíaca no qual paciente não pode ingerir alimentos que contêm glúten (como pães, massas etc), causa uma inflamação no sistema digestivo e outros sintomas, como a perda de peso, a osteoporose e a anemia.

Por essa razão, a importância em não ingerir alimentos que contêm glúten, bem como ingerir alimentos que são anti-inflamatórios.

Causas das inflamações

A inflamação é a forma do sistema imunológico de combater lesões, infecções e outras condições.

Apesar da inflamação ser vista como algo negativo que ocorre com o corpo, na verdade, é uma reação positiva e natural do corpo quando
ele não funciona como deveria.

A inflamação se torna prejudicial quando o corpo não está funcionando corretamente.

Quando a inflamação é crônica, pode levar a sérios problemas de saúde.

A doença autoimune é causada pelo sistema imunológico atacando a si, causando danos aos órgãos, articulações e tecidos saudáveis. ​​

Não há explicação para o que causa a inflamação crônica, acredita-se que fatores de risco como tabagismo, má alimentação, obesidade, toxinas ambientais e consumo de álcool sejam os responsáveis.

Importante considerar, que com o tempo, a inflamação crônica e as doenças autoimunes podem causar grandes danos à saúde.

Por isso, para combater a inflamação e sintomas das doenças autoimunes deve ser tomada a medicação correta, bem como mudanças no estilo de vida.

Na mudança de estilo de vida, deve aderir uma dieta saudável e anti-inflamatória para auxiliar na desinflamação do organismo.

Alimentos inflamatórios

Os principais alimentos inflamatórios são:

• Carnes vermelhas e processadas
  • Excesso de açúcares refinados
  • Carboidratos refinados
  • Excesso de glúten
  • Sal
  • Frituras
  • Álcool
  • Alimentos ricos em gordura saturada

Portanto, é essencial que os pacientes autoimunes evitem esses alimentos.

Uma dieta baseada em grãos refinados, carnes e doces pode criar uma predisposição a inflamação e doenças crônicas.

Alimentos para uma dieta anti-inflamatória

Por outro lado, temos os alimentos anti-inflamatórios.

Os vegetais são as melhores opções para a redução da inflamação.

Sobre a dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea é uma excelente opção para aderir a um estilo de vida mais saudável, baseado principalmente em alimentos anti-inflamatórios.

Essa tem como base a alta ingestão de vegetais, frutas, nozes, legumes e azeite.

Também possui baixa ingestão de alimentos como carboidratos refinados e açúcar.

Carne

Como a carne vermelha é inflamatória, a dieta inclui uma alta ingestão de peixe.

Os peixes como salmão, sardinha contêm ácidos graxos ômega-3 que são anti-inflamatórios e bons principalmente para o coração.

Importante considerar que frutas e legumes são ricos em fibras e vitaminas, excelente para saúde.

Folhas e legumes

O consumo de folhas verdes é a melhor opção para a redução da inflamação.

As leguminosas como lentilhas, feijões e ervilhas contêm proteínas, nutrientes e vitaminas que fazem parte de uma alimentação equilibrada.

Portanto, um prato com alimentos anti-inflamatórios é aquele que contem couve, espinafre, brócolis, repolho e acelga.

Grãos e castanhas

Os grãos integrais como arroz integral, quinoa, aveia são ricos em fibras.

A leitura dos rótulos das embalagens é essencial, pois algum alimento consta como produto integral, no entanto, podem conter
adição de trigo para parecer saudável, mesmo que seja altamente processado.

As nozes e sementes de chia contêm proteínas e outros nutrientes e são perfeitos para uma dieta anti-inflamatória.

As especiarias como açafrão tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

O gengibre também diminui a inflamação e reduz a glicose no sangue.

Óleos

O azeite de oliva é a mais conhecida “gordura boa”, além do óleo de abacate e óleo de linhaça, esses óleos são consideradas com propriedades anti-inflamatórias.

Cafés

O café também possui propriedades anti-inflamatórias, pois é rico em ácido clorogênico, composto antioxidante.

Quando combinado com o leite, o efeito anti-inflamatório pode se potencializar por conta da mistura dos aminoácidos do laticínio e os polifenóis do café.

Por outro lado, a ingestão excessiva de cafeína, aumenta a inflamação.

Por fim, o vinho tinto tem antioxidantes anti-inflamatórios, devendo ser consumido com moderação.

Como deve funcionar uma dieta anti-inflamatória

Uma dieta anti-inflamatória não segue regras sobre calorias ou tamanho das porções.

O plano alimentar baseia-se em uma variedade de alimentos anti-inflamatórios para consumo diário e não se limita a um ou dois alimentos, nem a nutrientes específicos.

Isso garante uma maior variedade de alimentares protetores, tendo eles capacidade para aumentar a imunidade.

Esses alimentos fornecem antioxidantes e fibras que previnem o estresse celular, inibem os sinais inflamatórios causados ​​pelo sistema
imunológico, promovem uma microbiota intestinal saudável e retardam a digestão para evitar picos de glicose no sangue.

Ademais, também podem favorecer a composição das células de gordura para reduzir mais a inflamação.

Considerações finais sobre dieta anti-inflamatória

Podemos concluir que dieta anti-inflamatória e doença autoimune possuem relação direta.

Por meio de alimentos é possível amenizar os sintomas de doenças autoimunes como artrite reumatoide, fibromialgia e doença de Crohn.

Muitos alimentos já são conhecidos pela sua nocividade como frituras, carboidratos e açúcar refinado.

Esses alimentos são altamente inflamatórios.

Por outro lado, frutas e legumes são os alimentos que combatem a inflamação no organismo, em especial as folhas verde-escuro ricas em alcalinizante, que ajuda a diminuir a acidez do organismo.

As folhas como couve, brócolis e espinafre são ótimas opções para consumo.

A dieta mediterrânea tendo como a base somente alimentos anti-inflamatórios como frutas frescas, vegetais, legumes, nozes,
frutos-do-mar e azeite.

Uma dieta anti-inflamatória contém alimentos ricos em nutrientes, fibras e limita os alimentos encontrados em uma dieta ocidental
(baseada em carne vermelha e carboidratos).

Desse modo, os alimentos tornam-se remédios naturais para combater a inflamação e amenizar sintomas das doenças autoimunes.

Por: Kelma Yaly - 14 de agosto de 2023