Disfunções da tireoide, entenda - Blog - Clínica Rossetti

A tireoide é uma glândula que produz hormônio, e mantêm o metabolismo do corpo, ajudando a controlar muitas funções vitais.

Quando ela não funciona corretamente, pode afetar a saúde por completo.

Caso produza muito ou pouco hormônio, em ambos os casos podem ocorrer a disfunção, sendo o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

Ambas condições são graves e precisam ser tratadas.

A tireoide tem como função controlar o metabolismo, que por sua vez gera energia para manter as funções vitais do corpo.

Ela controla o metabolismo com alguns hormônios específicos – T4 (tiroxina, contém quatro átomos de iodeto) e T3 (triodotironina, contém três átomos de iodeto).

Ela funciona corretamente quando mantêm a quantidade certa de hormônios para ter seu metabolismo funcionando.

A supervisão desse funcionamento é desempenhado pela glândula pituitária localizada no centro do cérebro, que monitora e controla a quantidade de hormônios tireoidianos na corrente sanguínea.

Ela verifica a produção (para mais ou para menos), de hormônios, se ajustando as quantidades com seu próprio hormônio.

Esse hormônio é chamado de hormônio estimulante da tireoide (TSH).

O TSH será enviado para a tireoide e fará o que for preciso para que a produção de hormônios normalize.

Doenças da tireoide

Quando a tireoide produz muito hormônio o corpo acaba usando muita energia de forma rápida.

Para está disfunção, da-se o nome de hipertireoidismo.

A aceleração por conta da produção desse hormônio acaba por fazer o coração bater mais rápido e também a perda de peso.

Por outro lado, se ela pouco produzir hormônio tireoidiano, pode ocorrer cansaço e excesso de peso.

Esse distúrbio é chamado de hipotireoidismo.

Esses dois distúrbios podem ser hereditários.

Pessoas propensas a terem a doença

A doença da tireoide pode afetar homens, mulheres, bebês, adolescentes e idosos.

Uma estatística importante é que uma mulher tem cerca de cinco a oito vezes mais chances de ser diagnosticada com uma condição da tireoide do que um homem.

Os principais fatores de risco para o aparecimento da doença são:

• Histórico familiar de doença
  • Condição médica como diabetes tipo 1, lúpus, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren
  • Fazer uso de medicamento com alto teor de iodo
  • Ter mais de 60 anos, especialmente em mulheres.
  • Ter realizado tratamento para a tireoide ou câncer

Causas da doença

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são as principais doenças da tireoide.

Essas doenças podem ter sido causadas por outras, como veremos a seguir:

Para o surgimento do hipotireoidismo, outras doenças que colaboraram com o aparecimento:

• Tireoidite: Trata-se de uma inflamação da glândula tireoide. A tireoidite pode diminuir a quantidade de hormônios produzidos por essa glândula
  • Tireoidite de Hashimoto: É uma condição autoimune em que as células do corpo atacam e danificam a tireoide.
  • Tireoidite pós-parto: Ocorre em 5% a 9% das mulheres após o parto, sendo uma condição temporária
  • Deficiência de iodo: O iodo é essencial para o funcionamento da tireoide para produzir hormônios, sua deficiência afeta milhões de pessoas no mundo.

Para o surgimento do hipertireoidismo, outras doenças que colaboraram o aparecimento:

• Nódulos: O hipertireoidismo pode ser causado por nódulos hiperativos na tireoide.
  • Excesso de iodo: O excesso de iodo faz com que ela produza mais hormônios.

Sintomas comuns

Os sintomas da doença da tireoide podem ser divididos em dois grupos, os relacionados ao excesso de hormônio (hipertireoidismo) e aqueles relacionados à falta de hormônio (hipotireoidismo).

Os sintomas do hipertireoidismo são:

• Ansiedade, irritabilidade e nervosismo.
  • Problemas para dormir
  • Perda de peso
  • Bócio
  • Fraqueza muscular e tremores
  • Períodos menstruais irregulares
  • Sensibilidade ao calor
  • Irritação nos olhos

Já os sintomas do hipotireoidismo são:

• Cansaço
  • Ganho de peso
  • Esquecimento.
  • Períodos menstruais frequentes e intensos
  • Cabelos secos e ásperos
  • Voz rouca
  • Intolerância a temperaturas frias

Diagnóstico de doenças da tireoide

O diagnóstico para disfunção da tireoide pode demorar por conta dos sintomas ser muito semelhantes a outras condições médicas.

No entanto, há exames que podem identificar a disfunção.

São eles:

• Exame de sangue: O exame de sangue possibilita verificar a quantidade de hormônios que ela está produzindo. Esse exame é muito importante para o diagnóstico do hipotireoidismo e hipertireoidismo.
    Porém, o exame de sangue não diagnostica tireoidite, doença de Hashimoto, bócio, nódulos e câncer
  • Exame de imagem: Pelo exame de imagem será possível verificar se aumento de tamanho da tireoide e nódulos.
  • Exame físico: O exame físico trata-se de apalpar a tireoide em busca de constar se ela está aumentada.

Tratamento para a tireoide

O tratamento visa restabelecer a produção de hormônios, com sua produção normal.

Diante disso, será recomendando os seguintes tratamentos:

• Medicamentos antitireoidianos: Esses medicamentos que impedem a produção de hormônios pela tireoide
  • Iodo radioativo: Este tratamento visa impedir a tireoide de produzir altos níveis de hormônios
  • Cirurgia: A retirada da tireoide é a última opção de tratamento. Com a retirada será preciso realizar reposição hormonal

Para casos de baixa produção de hormônio, o tratamento será realizado com medicamento, sendo a mais conhecida chamada Levotiroxina.

Cirurgia da tireoide

A cirurgia pode ocorrer com a retirada total ou de maneira parcial.

Ela pode ocorrer por meio de uma incisão na frente do pescoço ou incisão na axila.

A cirurgia da tireoide com incisão na axila não é recomendada quando o paciente está fora do peso ideal, possui grandes nódulos ou já é portador da doença de tireoidite.

Importante ressaltar que quando ela é removida parcialmente, ela continua a produzir hormônios.

É comprovado que grande parte dos pacientes que tiveram parte da tireoide retirada, a produção de hormônios continua, inclusive sem necessidade de reposição hormonal.

Em síntese, a tireoide é uma importante glândula que mantêm o metabolismo do corpo.

Ela é responsável por controlar muitas funções vitais por meio da produção dos hormônios tireoidianos.

Quando não está perfeitamente funcionando pode acarretar disfunções, sendo as mais conhecidas hipertireoidismo e hipotireoidismo.

O tratamento ocorrer com a ingestão de medicamentos para regularizar a produção de hormônios, sendo o último caso a cirurgia de retirada da tireoide, no qual o paciente terá que realizar a reposição hormonal pelo resto da vida.

As disfunções da tireoide são confundidas outras condições médicas, por isso no caso de sintomas como cansaço, irritação, perda de peso significativa e insônia deve-se investigar, de modo a buscar o melhor tratamento para tratá-la.

Por: Kelma Yaly - 31 de maio de 2023