Doença pulmonar obstrutiva crônica, você conhece? - Blog - Clínica Rossetti

A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença pulmonar inflamatória crônica que causa obstrução do fluxo de ar dos pulmões.

É uma doença que afeta principalmente adultos de meia-idade ou idosos que fumam, sendo que muitas pessoas não percebem que têm.

Os problemas respiratórios tendem a piorar gradualmente ao longo do tempo e podem limitar suas atividades normais, embora o tratamento possa ajudar a manter sob controle.

As pessoas portadoras da doença pulmonar obstrutiva crônica correm maior risco de desenvolver doenças cardíacas, câncer de pulmão e uma variedade de outras condições.

As doenças como enfisema e bronquite crônica contribuem diretamente para a ocorrência da doença pulmonar obstrutiva crônica.

A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença que piora com o passar do tempo, no entanto, ela é tratável.

Principais causas

A principal causa da doença pulmonar obstrutiva crônica é o tabagismo.

Todavia, também podem desenvolver a doença pessoas expostas à fumaça da queima de combustível.

Alguns fumantes crônicos desenvolvem a doença pulmonar obstrutiva crônica, no entanto, fumantes de muitos anos podem desenvolver função pulmonar reduzida.

Causas de obstrução das vias aéreas

Pode-se citar duas causas importantes de obstrução das vias áreas, são elas:

Enfisema

Trata-se de uma doença que causa destruição das paredes e fibras elásticas dos alvéolos.

As pequenas vias aéreas colapsam prejudicando o fluxo de ar para fora dos pulmões.

Deste modo, leva a perda de elasticidade dos pulmões.

Bronquite crônica

A bronquite crônica os brônquios ficam inflamados e estreitos e os pulmões produzem mais muco, o que pode bloquear ainda mais os tubos estreitados.

Os portadores podem desenvolver uma tosse crônica.

Tabagismo

As pessoas portadoras de doença pulmonar obstrutiva crônica foram expostas por longo período ao tabagismo.

No entanto, há outros fatores que possam contribuir para o aparecimento da doença, como uma suscetibilidade genética.

Assim, nem todos os fumantes a desenvolvem.

A fumaça inalada por meio de charuto, fumo passivo, fumaça de cachimbo, poluição do ar e exposição no local de trabalho a poeira, são também responsáveis pelo aparecimento.

Deficiência de alfa-1-antitripsina

A deficiência de alfa-1-antitripsina pode causar doença hepática e doença pulmonar.

Cerca de 1% da população sofrem com a doença pulmonar obstrutiva crônica em razão da deficiência, que nada mais é um distúrbio genético que causa baixos níveis de uma proteína.

A principal função da alfa-1-antitripsina é proteger os pulmões, pois é produzida no fígado e despejado na corrente sanguínea.

Fatores de risco da doença pulmonar obstrutiva crônica

Os maiores fatores de risco para a doença pulmonar obstrutiva crônica são:

Exposição à fumaça do tabaco - A exposição à fumaça do tabaco por longo prazo, bem como exposição a grandes quantidades de fumo passivo são fatores principais para a doença.

Asma - A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, pode ser um fator de risco para o desenvolvimento.
Ela pode ser agravada se está combinada com o tabagismo, aumentando o risco para a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Exposição ocupacional a poeira e produtos químicos - A exposição prolongada a fumos químicos, vapores e poeiras no local de trabalho pode irritar e inflamar os pulmões.

Exposição poluição - A inalação da queima de combustível pode acarretar aparecimento da doença

Genética - O distúrbio genético incomum deficiência de alfa-1-antitripsina é a causa de alguns casos.

Algumas complicações diagnosticadas

A doença pulmonar obstrutiva crônica pode trazer muitas complicações, entre elas:

• Infecções respiratórias - Estão propensas a pegar mais resfriados, gripe e pneumonia.
  • Problemas cardíacos - Pode aumentar o risco de doença cardíaca, incluindo ataque cardíaco.
  • Câncer de pulmão - Podem desenvolver com mais facilidade câncer de pulmão
  • Pressão alta nas artérias pulmonares - Pode ocorrer a hipertensão pulmonar.
  • Depressão - A depressão pode aparecer, pois a doença limita as atividades diárias, levando a apatia.

Sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica

Os sinais e sintomas podem incluir:

• Falta de ar, especialmente durante atividades físicas
  • Chiado
  • Aperto no peito
  • Tosse crônica que pode produzir muco (escarro) que pode ser claro, branco, amarelo ou esverdeado
  • Infecções respiratórias frequentes
  • Falta de energia
  • Perda de peso
  • Inchaço nos tornozelos, pés ou pernas

Sem tratamento, os sintomas geralmente pioram progressivamente.

Diagnóstico

Primeiramente será avaliado histórico médico e se há exposição a produtos químicos, poeira ou fumaça no trabalho.

Para um melhor diagnóstico é pedido um exame físico e testes de respiração.

O teste mais comum é chamado de espirometria ou Prova de Função Pulmonar, no qual deve respirar em um tubo grande e flexível conectado a uma máquina chamada espirômetro.

É medida a quantidade de ar dos pulmões podem conter, bem como a rapidez com que é expelido o ar deles.

Ainda, sim, também podem ser solicitados outros exames como:

• Radiografias de tórax
  • Tomografia computadorizada
  • Exames laboratoriais

Inicialmente o tratamento inclui:

• Parar fumar
  • Inaladores e medicamentos – para ajudar a tornar a respiração mais fácil
  • Reabilitação pulmonar – um programa especializado de exercício e educação, mudanças comportamentais. Seu objetivo é melhorar a função física e a condição psicológica do paciente.
  • Cirurgia ou transplante de pulmão – A intervenção cirúrgica é indicada em condições graves em que os sintomas não são controlados apenas com terapia médica e podem melhorar a qualidade de vida.

A vacinação anual contra a gripe é recomendada em todos os pacientes.

Os medicamentos comumente usados ​​incluem broncodilatadores, corticosteroides inalatórios e antibióticos.

Com o tratamento, é possível manter sob controle para não limitar severamente as atividades diárias e venha causar a depressão.

Como praticar a prevenção da doença pulmonar obstrutiva crônica

A maioria dos casos está diretamente relacionada sobretudo ao tabagismo.

Para as pessoas fumantes por longo prazo a recomendação é encontrar um programa de cessação do tabagismo que possa auxiliar.

Da mesma forma, a exposição ocupacional a vapores e poeiras químicas é outro fator de risco, que devem ser suspensas.

Por isso, a mudança de ocupação de trabalho é o melhor caminho.

A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença pulmonar inflamatória crônica cujo principal fator de risco é o tabagismo e a exposição a fumaças, como poluição.

De todo modo, as implicações que decorrem da doença são muitas, sendo a principal o câncer de pulmão.

A exposição constante a fumaça e poeira química também são fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença.

Infelizmente ela não tem cura, mas pode ser tratada.

Por isso, a mudança de estilo de vida é a melhor forma de se prevenir.

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre saúde e bem-estar no Blog da Clínica Rossetti.

Por: Kelma Yaly - 20 de novembro de 2022