Doenças do coração - Blog - Clínica Rossetti

As doenças do coração é o termo amplo para condições que afetam a estrutura e a função do músculo cardíaco.

Ocorre mais em homens do que em mulheres, e dentro de certos grupos étnicos.

As doenças do coração  já pode existir ou ter um risco aumentado de desenvolvê-la devido à genética.

Impacto das doenças do coração

As doenças do coração são evitáveis.

Isso ocorre, pois os fatores de risco relacionados a muitas doenças cardíacas estão relacionados a escolhas de estilo de vida, como a alimentação,  ausência de exercícios físicos ou ser fumante.

Tipos de doenças do coração

As doenças do coração incluem:

• Doença cardíaca coronária
  • Insuficiência cardíaca
  • Doença da válvula
  • Arritmias

1- A doença cardíaca coronária

Do mesmo modo que o acidente vascular cerebral, a doença dos vasos sanguíneos, pertence ao grupo de
doenças conhecidas como doenças cardiovasculares.

Por outro lado,  também ocorrer quando as artérias que fornecem sangue e oxigênio ao músculo cardíaco ficam entupidas com material gorduroso.

Se um coágulo de sangue se formar na artéria estreitada e bloquear o suprimento de sangue para parte do coração, pode causar um ataque cardíaco.

Caso ocorra nas artérias que fornecem sangue ao cérebro, isso pode causar um acidente vascular cerebral.

2- Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca, ocorre quando a função de bomba do músculo cardíaco é reduzida.

Isso faz com que o coração não consiga produzir a energia necessária para bombear a quantidade necessária de sangue por todo o corpo.

Em pessoas com mais de 70 anos, cada oito pessoas são afetadas, sendo que os homens são geralmente afetados em uma idade significativamente mais jovem do que as mulheres.

O risco para os homens é aproximadamente uma vez e meia maior do que para as mulheres.

3- Doença da válvula

A doença cardíaca valvular é quando qualquer válvula do coração tem danos ou está doente.

As válvulas abrem e fecham para controlar ou regular o fluxo de sangue para o coração e depois para fora do coração.

Três das quatro válvulas cardíacas são compostas por três folhetos ou abas trabalhando em conjunto para abrir e fechar para permitir que o sangue flua através da abertura.

A valva mitral possui apenas dois folhetos.

Os folhetos das válvulas cardíacas saudáveis ​​conseguem abrir e fechar totalmente a válvula durante o batimento cardíaco, mas as válvulas doentes podem não abrir e fechar totalmente.

Qualquer válvula no coração pode ficar doente, mas a válvula aórtica é mais comumente afetada.

Válvulas doentes não fecham completamente.

Se isso acontecer, o sangue volta para o local de onde veio e não pode ser empurrado sangue suficiente para a frente através do coração.

4- Arritmias

A arritmia é um batimento cardíaco irregular.

O coração pode bater mais rápido ou mais devagar do que outros sem arritmia.

Existem várias condições diferentes que podem fazer com que o coração bata de forma anormal, e o tratamento depende da causa.

As arritmias podem ser causadas por:

• Doença arterial coronária
  • Tecido irritável no coração (devido a causas genéticas ou adquiridas)
  • Pressão alta
  • Alterações no músculo cardíaco (cardiomiopatia)
  • Distúrbios valvulares
  • Desequilíbrios eletrolíticos no sangue, como desequilíbrios de sódio ou potássio.
  • Lesão de um ataque cardíaco
  • Processo de cicatrização após a cirurgia cardíaca

Sintomas da doença do coração

Os sintomas da doença cardíaca podem variar entre homem ou mulher.

Os homens são mais propensos a sentir dor no peito, enquanto as mulheres são mais propensas a ter outros sintomas além do desconforto no peito, como náusea, falta de ar e fadiga.

Os sintomas incluem:

• Angina (dor, aperto, pressão ou desconforto no peito)
  • Falta de ar
  • Fadiga extrema com esforço
  • Tontura
  • Dor na mandíbula, garganta, pescoço ou nas costas

Também pode incluir câimbras nas extremidades inferiores e dor nos músculos da perna ou do quadril ao subir escadas.

Causas e fatores de risco da doença coração

Como dito anteriormente, uma das causas pode ser o acumulo de material gorduroso, dificultando o fluxo sanguíneo, resultando em ataque cardíaco ou derrame.

Ter colesterol alto, pressão alta e diabetes também aumenta o risco de doença cardíaca.

Ter histórico familiar de doença cardíaca ou de pré-eclâmpsia durante a gravidez, bem como ter 55 anos ou mais para mulheres ou 45 anos ou mais para homens, são fatores que podem ocasionar a doença cardíaca.

Como a doença cardíaca é diagnosticada?

Primeiramente, antes que um diagnóstico de doença cardíaca seja feito, deve-se reunir um histórico médico completo e exame físico.

Se houver a suspeita de doença cardíaca, exames de sangue serão solicitados para verificar os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Uma radiografia de tórax também auxiliará em busca de sinais insuficiência cardíaca ou problemas nas válvulas cardíacas.

Dependendo do tipo de doença cardíaca outros exames podem ser solicitados, entre eles:

• Eletrocardiograma - Registra sinais elétricos do coração que podem ajudar a determinar anormalidades no ritmo e na estrutura do coração.
  • Ecocardiograma - Este ultrassom exibe imagens detalhadas do coração e de sua estrutura e como ele funciona.
  • Monitores Holter - Permite por meio de um dispositivo portátil que usa por 24 a 72 horas, com a finalidade de detectar anormalidades do ritmo cardíaco não detectadas em um Eletrocardiograma padrão em repouso.
  • Tomografias computadorizadas - Elas produzem imagens detalhadas do coração e podem auxiliar a detectar cálcio nas artérias coronárias.
  • Ressonância Magnética - Um poderoso campo magnético produz imagens detalhadas das estruturas dentro e ao redor do coração.

Ademais, também é possível detectar cicatrizes presentes no músculo cardíaco. Isso ajudará a avaliar a anatomia e a função do coração.

• Cateterismo cardíaco - Este teste pode ajudar a detectar anormalidades no fluxo sanguíneo através do coração, vasos sanguíneos e válvulas. Trata-se de um tubo curto inserido em uma veia ou artéria na virilha, ou no braço, no qual um tubo oco e mais longo é inserido.

Com as imagens em um monitor, o médico guiará o cateter pela veia ou artéria até atingir o coração.

Tratamento das doenças do coração

O tratamento de doenças cardíacas geralmente começa com modificações no estilo de vida.

Isso inclui ter uma dieta saudável para o coração com baixo teor de sódio e gordura, fazer exercícios regularmente,
parar de fumar, controlar o estresse e limitar o uso de álcool.

Os medicamentos são usados ​​no tratamento de doenças cardíacas como anticoagulantes, ou diluentes de sangue, diminuem a capacidade de coagulação do sangue.

Eles são usados ​​para tratar certas condições de vasos sanguíneos, coração e ritmo cardíaco.

Os agentes antiplaquetários, como aspirina, podem ajudar a prevenir coágulos sanguíneos em pessoas que tiveram um ataque cardíaco ou derrame.

O que pode concluir acerca das doenças do coração

Em suma, manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos são ações mais importantes a serem tomadas para prevenir doenças cardíacas.

As doenças cardíacas podem ser evitadas se houver uma mudança de rotina.

O coração é um órgão vital no corpo humano, por isso devemos ter um cuidado especial com ele.

Por: Kelma Yaly - 25 de setembro de 2022