Leucemia: Tipos, Diagnóstico e Tratamento - Blog - Clínica Rossetti

A principio a leucemia é um câncer do sangue, caracterizado pelo rápido crescimento de células sanguíneas anormais.

Do mesmo modo, esse crescimento descontrolado ocorre na medula óssea, onde a maior parte do sangue do seu corpo é produzida.

As células da leucemia são geralmente glóbulos brancos ainda em desenvolvimento.

Ao contrário de outros cânceres, a leucemia geralmente não forma uma massa (tumor) que aparece em exames de imagem, como raios-X ou tomografia computadorizada.

Desenvolvimento da leucemia

A doença começa na medula óssea, onde são feitas as células sanguíneas do seu corpo.

As células sanguíneas passam por vários estágios antes de atingir suas formas totalmente maduras.

Estas células maduras e normais incluem:

• Glóbulos vermelhos: Células que transportam oxigênio e outros materiais vitais para todos os tecidos e órgãos do corpo
  • Glóbulos brancos: células que combatem a infecção
  • Plaquetas: Células que ajudam a coagular o sangue

O portador desse câncer possui células sanguíneas em desenvolvimento que se multiplicam fora de controle.

Essas células anormais (chamadas células de leucemia) começam a ocupar o espaço dentro da medula óssea.

Eles expulsam as células que tentam se desenvolver em glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas saudáveis.

Diferentes tipos de leucemia

Os tipos podem ser classificados com base na rapidez que ela progride e no tipo de célula sanguínea envolvida.

• Leucemia aguda: As células leucêmicas se dividem rapidamente e a doença progride rapidamente. A leucemia aguda é potencialmente fatal e requer o início imediato da terapia, sendo mais comum em crianças.
  • Leucemia crônica: Muitas vezes, essas células se comportam como células sanguíneas imaturas e maduras. A doença geralmente piora lentamente em comparação com a leucemia aguda, ela é mais comum em adultos do que em crianças.

Tipos de leucemia

• A leucemia linfocítica aguda: é o tipo mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens até 39 anos. Ela pode afetar adultos de qualquer idade.
  • A leucemia mieloide aguda: é o tipo mais comum de leucemia aguda em adultos mais velhos (aqueles com mais de 65 anos).
  • A leucemia linfocítica crônica: é a mais comum em adultos (mais comum em pessoas com mais de 65 anos).
  • A leucemia mieloide crônica: é mais comum em adultos mais velhos (mais comum em pessoas com mais de 65 anos), mas pode afetar adultos de qualquer idade, raramente ocorre em crianças. Os sintomas podem não aparecer por vários anos.

Os sintomas dependem, em parte, do tipo de leucemia.

A forma crônica pode não ter sintomas perceptíveis nos estágios iniciais.

Sinais e sintomas comuns são:

• Fadiga
  • Febre ou suores noturnos
  • Infecções frequentes
  • Falta de ar
  • Pele pálida
  • Perda de peso inexplicável
  • Dor ou sensibilidade óssea
  • Dor ou sensação de plenitude sob as costelas do lado esquerdo
  • Linfonodos inchados no pescoço, axilas, virilha ou estômago, baço ou fígado aumentados
  • Contusões e sangramentos facilmente, incluindo hemorragias nasais, sangramento nas gengivas, uma erupção cutânea que se parece com pequenas manchas vermelhas na pele, manchas arroxeadas ou escurecidas.

Causas da leucemia

A doença inicia quando o DNA de uma única célula na medula óssea muda (mutações).

O DNA é o “código de instrução” que diz a uma célula quando crescer, como se desenvolver e quando morrer.

Por causa da mutação, ou erro de codificação, as células leucêmicas continuam se multiplicando.

Todas as células que surgem da célula mutada original também têm o DNA mutado.

Pessoas com maior propensão a leucemia

Qualquer pessoa pode desenvolver leucemia, no entanto, estudos mostraram que certos fatores podem aumentar seu risco:

• Tratamento prévio de câncer: Tratamentos anteriores de câncer envolvendo radiação ou quimioterapia podem aumentar a probabilidade de você desenvolver alguns tipos de leucemia.
  • Tabagismo: Quem é fumante corre um risco maior de desenvolver leucemia mieloide aguda.
  • Exposição a produtos químicos industriais: Benzeno e formaldeído são conhecidos produtos químicos causadores de câncer encontrados em materiais de construção e produtos químicos domésticos. O benzeno é usado para fazer plásticos, borrachas, corantes, pesticidas, medicamentos e detergentes.
  • Distúrbios genéticos: Distúrbios genéticos, como neurofibromatose, síndrome de Down podem aumentar risco.
  • Histórico familiar: alguns tipos de leucemia podem ocorrer em famílias.

Diagnóstico

Os resultados de exames de sangue podem alertar se a doença é de forma aguda ou crônica.

Os exames e testes de diagnóstico podem incluir:

• Exame físico: gânglios linfáticos inchados e um baço ou fígado aumentados são considerados como indicio de leucemia, bem como erupção cutânea que pode aparecer vermelha, roxa ou marrom.
  • Hemograma completo: Este exame de sangue permite se há níveis anormais de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Quem tem leucemia, provavelmente terá contagens mais altas do que o normal de glóbulos brancos.
  • Exame de células sanguíneas: amostras de sangue adicionais para verificar marcadores que indiquem a presença de células leucêmicas ou um tipo específico de leucemia.
  • Biópsia da medula óssea: a biópsia é uma contagem anormal de glóbulos brancos. Uma agulha longa inserida na medula óssea extrai fluido durante o procedimento. A biópsia da medula óssea ajuda a determinar a porcentagem de células anormais na medula óssea, confirmando o diagnóstico de leucemia.
  • Exames de imagem: radiografia de tórax, tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem ser solicitadas se os sintomas indicarem que a leucemia afetou os ossos, órgãos ou tecidos.
  • Punção lombar: trata-se de amostra de fluido espinhal ao redor do cérebro e da medula espinhal.

Os tratamentos depende do tipo de leucemia, idade e saúde geral e se a doença se espalhou para outros órgãos ou tecidos e podem ser:

• Quimioterapia: A quimioterapia é a forma mais comum de tratamento. Trata-se do uso de produtos químicos para matar as células anormais ou impedir que elas se multipliquem.
  • Imunoterapia: Este tratamento usa certos medicamentos para aumentar o sistema de defesa do seu corpo para combater a doença. A imunoterapia ajuda o sistema imunológico a identificar as células cancerígenas e a produzir mais células imunológicas para combatê-las.
  • Terapia direcionada: Este tratamento usa medicamentos projetados para atacar partes específicas de uma célula de leucemia (como uma proteína ou gene). As terapias direcionadas podem impedir que as
    células de leucemia se multipliquem, cortar o suprimento de sangue das células ou matá-las diretamente. Importante ressaltar que a terapia direcionada tem menos probabilidade de prejudicar as células normais.
  • Radioterapia: Este tratamento usa fortes feixes de energia ou raios-X para matar as células leucêmicas ou impedi-las de crescer. Durante o tratamento, uma máquina direciona a radiação para os pontos exatos do corpo onde as células cancerígenas estão ou distribui a radiação por todo o corpo.
  • Transplante de células-tronco ou medula óssea: Este tratamento substitui as células cancerígenas. No transplante são removidas as células saudáveis do sangue ou da medula óssea antes da quimioterapia e da radiação, ou podem vir de um doador. As novas células saudáveis ​​se multiplicam, formando nova medula óssea e células sanguíneas que se tornam os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Em suma, não há cura para a leucemia, mas isso não significa que algumas pessoas não alcancem remissão a longo prazo.

A remissão pode durar de algumas semanas a muitos anos.

No entanto, recomenda-se monitorar a saúde juntamente com um plano de tratamento personalizado.

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre saúde e bem-estar no Blog da Clínica Rossetti.

Por: Kelma Yaly - 17 de setembro de 2022