Nistagmo, o que você conhece sobre? - Blog - Clínica Rossetti

Nistagmo é uma condição na qual os olhos fazem movimentos rápidos, repetitivos e descontrolados (para cima e para baixo ou lado a lado)

Esses movimentos oculares podem causar problemas de visão, percepção de profundidade, equilíbrio e coordenação, podendo afetar crianças e adultos.

Importante considerar que existe dois tipos dessa condição: congênito e adquirido.

Nistagmo congênito

O aparecimento ocorre em bebês no qual passam a apresentar sintomas entre seis semanas e três meses.

Trata-se de uma condição congênita, ou seja, nascem com a pessoa.

As crianças com nistagmo congênito geralmente apresentam em ambos os olhos, sendo o principal sintoma a visão embaçada.

Nistagmo adquirido

O nistagmo adquirido se desenvolve durante a vida.

Ela é causada por uma condição de saúde ou medicamentos.

O principal sintoma entre adultos é a visão instável.

Ainda é possível classificar o nistagmo conforme o tipo de movimento dos olhos:

• Nistagmo horizontal: caracterizado pelos movimentos oculares de um lado para o outro, de forma lateral;
  • Nistagmo vertical: nesse tipo os movimentos dos olhos ocorrem de cima para baixo;
  • Nistagmo optocinético ou pendular: os movimentos dos olhos ocorrem em várias direções, como vertical, horizontal ou em torção;
  • Nistagmo rotacional: os olhos se movimentam de forma circular, em rotações;
  • Nistagmo fisiológico: neste tipo os olhos movimentam-se para focalizar um imagem;
  • Nistagmo patológico: os movimentos dos olhos acontecem mesmo com a cabeça parada.

Gravidade do nistagmo

Ele pode estar associado a condições graves de saúde, principalmente as que afetam o cérebro, como:

• acidente vascular cerebral,
  • tumor cerebral,
  • traumatismo craniano,
  • doenças inflamatórias.

No entanto, não é perigoso, mas a causa pode decorrer das doenças listadas acima.

Aquisição do nistagmo

O movimento dos olhos é comandado pelo cérebro.

Quando ocorre o movimento da cabeça, os olhos se movem automaticamente para se ajustar.

Isso estabiliza a imagem, facilitando enxergar.

Em suma, indivíduos com nistagmo, as áreas do cérebro que controlam os movimentos dos olhos não funcionam adequadamente.

As causas são:

• Distúrbios da retina ou do nervo óptico
  • Condições do ouvido interno, como a Doença de Ménière
  • AVC
  • Trauma na cabeça
  • Doenças do sistema nervoso central
  • Albinismo
  • Esclerose múltipla (EM)
  • Alguns medicamentos, como anticonvulsivantes.
  • Problemas oculares em bebês, incluindo estrabismo, catarata e problemas de foco.
  • Álcool
  • Drogas

Os sintomas do nistagmo podem afetar um ou ambos os olhos.

Os principais sintomas são:

• Movimento ocular incontrolável
  • Visão trêmula ou embaçada
  • Problemas de equilíbrio
  • Tontura
  • Sensibilidade à luz
  • Problemas de visão noturna

A recomendação que é portador dessa condição é manter a cabeça em uma posição inclinada.

Isso vai melhorar o foco e auxilia que as imagens fiquem mais claras.

Ademais, além da falta de controle dos movimentos oculares, podem apresentar torcicolo ou inclinação demasiada da cabeça e do pescoço para conseguir enxergar e a sensação de imagens tremidas.

Em crianças essa condição pode estar relacionada ao estrabismo, podendo aparecer também quando há:

• Catarata congênita
  • Albinismo
  • Distrofias na retina
  • Distúrbios do nervo óptico
  • Hipoplasia foveal
  • Ausência congênita da íris
  • Acromatopsia (condição em que a pessoa só enxerga preto e branco)
  • Retinoblastoma

As crianças podem desenvolver dificuldades de aprendizagem, dificuldades nos relacionamentos sociais.

Para os adultos também é possível que tenham dificuldade nos relacionamentos sociais e também em jogos esportivos.

Diagnóstico

O nistagmo é diagnostico por meio de exame de fundo de olho, bem como será verificado outros problemas oculares que possam estar relacionados como estrabismo, catarata, problemas com a retina ou nervo óptico.

Para chegar a um diagnóstico será solicitado os seguintes exames:

• Exame neurológico
  • Gravações de movimentos oculares
  • Exame de ouvido.
  • Testes de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para captar imagens do cérebro

Um exame simples para constatar o nistagmo, é girar a cabeça por trinta segundo e olha fixamente para um objeto.

Terá nistagmo se os olhos se movimentarem de forma devagar de um lado e rapidamente para outro.

Correção do nistagmo

O nistagmo adquirido pode ser corrigido quando sobrevier de outra causa.

No caso de problemas no ouvido interno, ao passar a tratar essa condição os sintomas irão desaparecer.

Por outro lado, pessoas com nistagmo congênito não podem ser curadas, no entanto, os sintomas podem ser controlados por meio de tratamento.

Principais tratamentos para combater o nistagmo

Óculos ou lentes de contato

Uma visão mais clara pode ajudar a retardar os movimentos oculares rápidos associados ao nistagmo.
Desse modo, o uso de óculos ou lentes de contato podem controlar os sintomas.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem reduzir os sintomas do nistagmo em adultos, como anticonvulsivante e relaxante muscular.

Entretanto, esses medicamentos não podem ser usados em crianças.

Cirurgia do músculo ocular

Em casos muito específicos, a cirurgia do músculo ocular pode ser recomendada.

Durante este procedimento, os músculos que movem os olhos serão reposicionados.

Este tipo de cirurgia não cura o nistagmo, mas permite ter a cabeça em uma posição mais confortável,
limitando assim o movimento dos olhos.

Cirurgia de correção da visão

A cirurgia de correção da visão a laser pode auxiliar.

Embora ela não cure o nistagmo, ela melhora sua visão, reduzindo os sintomas.

Como conviver com o nistagmo

Há algumas orientações para que as atividades do dia a dia não sejam influenciadas pela doença.

É recomendado ler livros com letras grandes, podendo aumentar o tamanho da letra do computador, tablet e celular.

Além disso, uma iluminação adequada também ajuda na visão.

Em relação às crianças, o recomendado é usar brinquedos grandes e coloridos, pois são mais fáceis de usar.

Os brinquedos que façam barulho e tenham texturas facilitam a identificação.

A criança deve segurar um livro para ler perto dos olhos com a cabeça inclinada.

Saliente-se ainda que na escola a preferência que a criança sente em local próximo do quadro e do professor

Em síntese, o nistagmo é uma condição na qual os olhos fazem movimentos rápidos, repetitivos e descontrolados.

Esses movimentos oculares podem causar problemas de visão, podendo afetar crianças e adultos.

As causas dessa condição podem ser diversas como trauma na cabeça, esclerose múltipla, uso de álcool e droga, albinismo.

Essa doença não tem cura, mas tem tratamento com uso de lentes corretivas e medicamentos.

Por isso, deve-se observar os movimentos dos olhos e no aparecimento de algum sintomas como problemas de equilíbrio, tontura, sensibilidade á luz, será preciso procurar por um oftalmologista.

Por: Kelma Yaly - 23 de abril de 2023