Spinning e o efeito tóxico - Blog - Clínica Rossetti

O spinning é um tipo de exercício focado em resistência, força, intervalos, alta intensidade e recuperação, e envolve o uso de uma bicicleta ergométrica.

Em uma hora praticando spinning é possível perder 600 calorias.

Todos sabem que para se ter uma vclassifica giochi da tavolo adulti
קבוצות ארצות הברית כדורגל
buddy roboter deutsch
filtre masque amiante
maxi trägerkleid
coleccion los futbolisimos
dachträger mtb steckachse
sage wasserfilter alternative
accesorios nevera siemens
fauteuil ikea marron
carpetas escolares a4
glitzer maske rossmann
cajas para canastas navideñas
contrabbasso da studio amazon
maillot de bain 85d aubade
ida saudável é preciso atrelar uma boa alimentação com a prática de atividade física.

No entanto, o spinning tem uma queima calórica alta, por esse motivo, é importante escolher se está é modalidade esportiva que se adequa melhor a você

Além do emagrecimento, ela evita o impacto nas articulações e joelhos, diminui estresse e depressão, reduz a pressão arterial, fortalece as pernas e região lombar, bem como melhora a frequência cardíaca.

Ocorre que essa atividade precisa ser praticada de um jeito certo, caso contrário pode ocorrer o efeito tóxico, denominado rabdomiólise.

Nesse artigo, será abordado como essa atividade física deve ser realizada, bem como evitar esse efeito tóxico.

Como identificar a rabdomiólise como efeito tóxico da prática do spinning

A rabdomiólise é uma condição que causa a quebra (desintegração) dos músculos, o que leva à morte muscular.

Quando isso acontece, componentes tóxicos das fibras musculares entram no sistema circulatório e nos rins, causando danos.

Essa condição pode decorrer esforço excessivo, trauma ou pelo uso de medicamentos.

A rabdomiólise não é comum.

Os principais sintomas da rabdomiólise são:

• Inchaço muscular
  • Músculos fracos
  • Músculos sensíveis e doloridos
  • Urina escura
  • Desidratação
  • Diminuição da micção
  • Náusea
  • Perda de consciência

Os sintomas geralmente se desenvolvem um a três dias após uma lesão muscular.

Principais causas da rabdomiólise

As causas da rabdomiólise são:

• Lesão ou trauma: A lesão por esmagamento pode causar a quebra rápida das fibras musculares, sendo a principal causa da doença
  • Exercício de alta intensidade: Ela pode ocorrer quando ocorre a prática de atividade física intensa, de modo que os músculos não têm tempo para cicatrizar após um treino intenso.
  • Desidratação grave: O calor causa degradação muscular mais rápida, de modo que os rins não conseguem eliminar os resíduos do corpo sem muitos líquidos.
  • Medicamentos: Alguns medicamentos podem causar destruição muscular, incluindo medicamentos antipsicóticos, antidepressivos e antivirais.

Os medicamentos como estatinas também podem causar rabdomiólise, especialmente quando tratam diabetes ou doenças hepáticas.

A rabdomiólise faz com que os músculos se quebrem e se deteriorem.

Isso faz com que componentes dos músculos vazem para o sistema circulatório (sangue), incluindo abundância de potássio,
fosfato, mioglobina e creatina quinase.

Os rins são responsáveis por remover esses componentes do sangue para eliminá-los pela urina.

Se os rins não expelirem os resíduos do corpo de forma rápida, pode ocorrer uma insuficiência renal, causando inclusive a morte.

As pessoas com maior fator de risco para desenvolver a rabdomiólise são:

• Atleta de resistência: Corredores de maratona, pessoas que fazem aulas de spinning e outras que fazem exercícios intervalados de alta
    intensidade.
  • Trabalhar em ambientes quentes: Bombeiros, trabalhadores de fundição e outras pessoas que trabalham em ambientes quentes que envolvem grande esforço físico podem desenvolver esta condição.

Principais complicações

• Danos renais ou insuficiência renal
  • Anormalidades no nível de eletrólitos
  • Acidose metabólica
  • Síndrome compartimental
  • Coagulação intravascular disseminada

Prevenção

É possível reduzir o risco de desenvolver rabdomiólise seguindo as recomendações:

• Iniciar a prática de atividade física de forma lenta e progressiva, evitando iniciar com um programa de atividades de alto impacto.
  • Manter a hidratação e evitar atividade física no calor extremo

Prática correta do spinning

Toda atividade física precisa ser realizada com cautela, evitando a sobrecarga

E o spinning não é diferente.

Para iniciar essa prática primeiro é preciso seguir algumas dicas e sempre que possível solicitar orientação médica se esse exercício pode ser realizado caso tenha uma limitação.

Aquecimento

O aquecimento tem como finalidade aquecer o corpo para que ele pratique exercícios.

Pode ser realizada uma pequena caminhada leve por alguns minutos ou pedalar em ritmo mais lento.

Posição correta na bicicleta

Para a prática do spinning é preciso ter uma postura correta sobre a bicicleta.

Por isso é importante realizar o exercício sob a supervisão de um profissional de educação física.

Hidratação

É essencial a hidratação durante as aulas de spinning, já que há uma grande perda de líquido durante esse exercício.

Evite o excesso de carga

O aumento de carga deve ocorrer de modo gradativo, conforme o corpo for acostumando com o exercício e passe a ganhar força muscular.

O importante é saber do limite e força.

Alimentação

Após a aula de spinning é indicado consumir uma refeição com quantidade equilibrada de carboidratos e proteínas, dentro de 1 a 2 horas após a aula para ajudar na recuperação muscular.

Assim como antes de iniciar o treino, deve realizar uma alimentação leve rica em carboidratos complexos, como iogurte grego ou uma
porção de ovos.

Considerações finais sobre spinning e seu efeito tóxico

A prática de atividade física é essencial para manter a saúde física e mental.

No entanto, deve escolher a atividade física que mais se adeque a cada pessoa.

Muitas pessoas querem um resultado rápido, com perda de peso e aumento muscular.

Ocorre que em muitas vezes a prática de atividade física intensa pode trazer mais malefícios do que benefícios.

É o caso da prática intensa do spininng.

O spinning é benéfico como fortalecimento do sistema cardíaco, vascular e respiratório, e melhora significativa no controle do colesterol, da hipertensão e do diabetes.

No entanto, deve ser realizado com moderação por quem nunca praticou.

Caso não tenha a supervisão de um profissional, pode ocorrer a chamada rabdomiólise.

Trata-se de uma doença que acomete principalmente atletas.

Ela é uma condição que causa a quebra (desintegração) dos músculos, o que leva à morte muscular, por conta do esforço excessivo.

Um dos sintomas é fraqueza muscular e urina escura.

A urina escura ocorre, pois os componentes dos músculos vazam para o sistema circulatório (sangue).

Como os rins são responsáveis por remover esses componentes do sangue para eliminar pela urina, esse excesso se não expelida rapidamente pode ocorrer uma insuficiência renal, levando inclusive
à morte.

Por isso, toda prática de atividade física deve iniciar com moderação e acompanhamento de um profissional.

O importante é priorizar a saúde e por isso deve ter moderação em todo começo, para que o remédio não se torne um veneno.

Por: Kelma Yaly - 24 de novembro de 2023