Nervo ciático, por que ele inflama? - Blog - Clínica Rossetti

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano.

Ele passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, no qual se divide para formar dois outros nervos que
percorrem as pernas até aos pés.

A dor no nervo ciático ocorre quando há uma hérnia de disco ou um crescimento excessivo de osso que pressiona parte do nervo.

A lesão no nervo ciático “ciática” é realmente rara, mas o termo “ciática” é usado para descrever qualquer dor que se origina na parte inferior das costas e se irradia para a perna.

Dor ciática

As pessoas descrevem a dor ciática como uma “queimação”.

Todavia, a dor pode ser constante ou intermitente.

A dor geralmente é mais intensa na perna em comparação com a região lombar.

Quando se passa muito tempo sentado, a dor pode piorar, assim como a realização de qualquer movimento brusco como tossir ou espirar.

Causas da inflamação no nervo ciático

A principal causa da inflamação no nervo ciático é o crescimento excessivo de ossos, chamado, esporões que se formam na coluna vertebral.

Por outro lado, pode ocorrer também em decorrência de tumor, que pressiona o nervo, hematomas e abscessos que se desenvolvem no trajeto do nervo.

Essa inflamação também pode decorrer do envelhecimento da coluna vertebral.

No entanto, também pode ser provocada pelo desalinhamento de uma vértebra, estreitamento do canal da medula ou contração excessiva dos glúteos.

A prática de exercícios intensos para o fortalecimento dos glúteos, podem acarretar a dor ciática devido ao aumento do tônus muscular.

Quem é portador de espondilolistese também pode ser acometido pela dor no nervo ciático.

A espondilolistese é um deslizamento de uma vértebra de modo que fique desalinhado com a anterior, estreitando a abertura pela qual o nervo sai.

Isso pode pinçar o nervo ciático causando dor e inflamação.

Fatores de risco para a inflamação do nervo ciático

Os principais fatores de risco para a inflamação do nervo ciático são:

• Idade: Alterações na coluna relacionadas à idade, como hérnia de disco e esporões ósseos, são as causas mais comuns
  • Obesidade: Estar acima do peso aumenta o estresse na coluna
  • Atividades que forçam a coluna: Carregar cargas pesadas ou dirigir um veículo por longo período pode desencadear a dor
  • Sedentarismo: Pessoas que passam muito tempo sentada, bem como não praticar atividades físicas, estão mais propensas a desenvolvem dor no nervo ciático
  • Diabetes: A maior quantidade de açúcar no sangue aumenta o risco de danos nos nervos
  • Falta de postura: Uma pessoa ativa fisicamente também poderá sofrer com dor nervo ciático se não realizar adequadamente o exercício físico.
  • Osteoartrite: A osteoartrite pode causar danos à coluna ocasionando lesão nos nervos
  • Tabagismo: A nicotina do tabaco pode enfraquecer os ossos e acelerar o desgaste dos discos vertebrais

As principais complicações da inflamação do nervo são:

• Perda de sensibilidade na perna afetada
  • Fraqueza na perna afetada
  • Perda do controle do intestino ou da bexiga

Dor no nervo ciático na gravidez

È muito comum que durante a gravidez ocorrer dor no nervo ciático.

No entanto, não é somente o aumento de peso responsável pela dor, mas os hormônios, pois causam um afrouxamento nos ligamentos.

Os ligamentos mantêm as vértebras juntas, protegem os discos e mantêm a coluna estável.

Quando estão frouxos, a coluna fica instável e pode causar o deslizamento dos discos, levando a compressão dos nervos e ao desenvolvimento das dores.

O peso e a posição do bebê também podem adicionar pressão ao nervo.

Para aliviar a dor é recomendado a realização da fisioterapia e massoterapia, banhos quentes.

Ter uma boa postura durante a gravidez também pode aliviar a dor.

Diagnóstico

Para o diagnóstico da doença, o médico realizará um exame físico no qual pode ser solicitado andar na ponta dos pés e nos calcanhares para verificar a força dos músculos da panturrilha.

Pode ser solicitado um teste de força, no qual deverá ser elevada a perna reta.

Para este teste, o paciente deita de costas com as pernas esticadas e lentamente será levantada cada perna.

Esse exame ajuda a identificar se os nervos foram afetados e determina se há um problema com discos vertebrais.

Mesmo com esse exame, poderá ser solicitada a realização de exames de imagem que podem incluir:

• Radiografias da coluna vertebral para procurar fraturas da coluna vertebral, problemas de disco, infecções, tumores e esporões ósseos
  • Ressonância magnética ou tomografia computadorizada para ver imagens detalhadas de ossos e tecidos moles das costas. Uma ressonância magnética pode mostrar pressão em um nervo, hérnia de disco e qualquer condição que possa estar pressionando um nervo
  • Mielograma para determinar se uma vértebra ou disco está causando a dor.

Inicialmente o tratamento pode diminuir a dor e aumentar a mobilidade.

Muitas vezes a dor desaparece com o tempo, desde que seguido o tratamento que pode ser:

• Aplicação de gelo ou compressas quentes
  • Medicamentos para dor (Aspirina, Ibuprofeno)
  • Realização de alongamentos suaves (fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos)

Para os casos de dor crônica, será recomendado:

• Fisioterapia
  • Injeção de corticosteroide (medicamento anti-inflamatório)
  • Terapias alternativas (ioga ou acupuntura)

Prevenção

Embora não deve ser possível evitar todos os casos de inflamação do nervo ciático, algumas atitudes podem proteger as costas e reduzir o risco:

• Ter uma boa postura,
  • Ter cuidado quando se está sentado, em pé, ao levantar objetos, ajuda a aliviar a pressão na região lombar
  • Manutenção do peso: O excesso de peso sobrecarrega a coluna
  • Exercícios físicos regulares: O exercício inclui alongamento para manter as articulações flexíveis e exercícios para fortalecer os músculos da região lombar e do abdômen.

Em síntese,  o nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, no qual passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho.

A principal causa da inflamação no nervo ciático são os esporões, hérnia de disco e tumores que pressionam o nervo e causam a dor.

Ademais, com o tempo e tratamento correto a dor desaparece.

Por outra lado, a maioria dos casos não requer cirurgia.

Apesar não ser possível evitar a inflamação do nervo ciático, é possível prevenir, com a manutenção do peso, uma boa postura e a realização de alongamentos para ter articulações mais flexíveis.

Por: Kelma Yaly - 10 de dezembro de 2022