Osteoporose o que é preciso saber - Blog - Clínica Rossetti

A osteoporose é um doença que enfraquece os ossos, tornando-os poroso, acarretando um risco maior de fraturas inesperadas.

A doença avança sem ocorrer sintomas ou dor e é somente descoberta a partir de fraturas repentinas.

Ademais, essas fraturas ocorrem em maioria no quadril, punho e coluna vertebral.

Embora a osteoporose ocorra em homens e mulheres, as mulheres são mais suscetíveis a desenvolver a doença do que os homens.

Alguns pessoas possuem baixa densidade óssea e são mais propensas a desenvolver osteoporose, o que podemos chamar de osteopenia.

Causas da osteoporose

A osteoporose é causada pela redução nos níveis do hormônio estrogênio, com ausência desse hormônio o depósito de minerais e cálcio nos ossos não ocorre mais com frequência, resultando no enfraquecimento dos ossos.

Entre os fatores de risco para a osteoporose estão:

• Baixo consumo de vitamina D e cálcio
  • Tabagismo
  • Vida sedentária
  • Artrite

Sintomas da doença

A osteoporose é um doença silenciosa e a constatação ocorre somente quando ocorre uma fratura dolorosa.

No entanto, há alguns sintomas que é possível realizar o diagnóstico, são eles:

• Perda de altura
  • Mudança de postura
  • Falta de ar decorrente da diminuição da capacidade pulmonar por conta dos discos comprimidos
  • Fraturas ósseas

As fraturas ósseas, particularmente na coluna ou no quadril, são as complicações mais graves da osteoporose.

Em alguns casos, as fraturas da coluna vertebral podem ocorrer mesmo não tenha ocorrido queda.

Os ossos que compõem a coluna (vértebras) podem enfraquecer a ponto de entrar em colapso, o que pode resultar em dores nas costas, perda de altura e uma postura curvada para frente.

Pessoas com propensão a ter osteoporose

A idade é um fator de risco a todos para a osteoporose.

No entanto, mulheres com mais de 50 anos ou mulheres na pós-menopausa têm o maior risco de desenvolver a doença.

Após os primeiros dez anos após a menopausa, as mulheres sofrem uma perda significativa de perda óssea, tudo em decorrência da diminuição da produção do hormônio estrogênio.

Esse hormônio é responsável por proteger da perda óssea.

Os homens com mais de cinquenta anos também estão propensos a ter osteoporose.

A etnia também está ligada a osteoporose, isso porque mulheres caucasianas e asiáticas são mais propensas.

A estrutura óssea e o peso também contam, pois pessoas pequenas e magras, tem menos ossos a perder do que pessoas com altura e peso maior.

Segundo pesquisas, histórico familiar de osteoporose contribui a um risco maior de desenvolvimento da doença.

Algumas doenças podem favorecer o aparecimento, principalmente aquelas estão relacionadas a níveis hormonais irregulares:

• Glândulas tireoide, paratireoide ou supra-renais hiperativas
  • Cirurgia bariátrica ou transplante de órgãos
  • Tratamento hormonal para câncer de mama ou próstata
  • Ciclo menstrual irregular
  • Doença celíaca ou doença inflamatória intestinal.
  • Doenças do sangue, como mieloma múltiplo.

De outro lado, alguns medicamentos também podem influenciar, como o uso de esteroides, tratamentos para câncer de mama e medicamentos para o tratamento de convulsões.

Outros fatores de risco para a osteoporose:

• Deficiência de cálcio e vitamina D
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Alcoolismo

Diagnóstico da osteoporose

Nos casos de surgimento de fraturas inesperadas, é recomendada a realização de exame desindometria óssea.

Todas as mulheres com mais de 65 anos devem fazer um teste de densidade óssea.

A radiografia regular só mostrará osteoporose quando a doença estiver muito avançada.

A densitometria óssea pode ser feito mais cedo para mulheres que apresentam fatores de risco para osteoporose.

Para homens com mais de 70 anos, ou mais jovens com fatores de risco, também devem realizar o exame.

Tratamento contra a osteoporose

O tratamento para a osteoporose podem incluir exercícios, suplementos vitamínicos e minerais e medicamentos.

Os exercícios de sustentação de peso, resistência e equilíbrio são importantes, bem como suplementos são prescritos para ajudar a prevenir a doença.

A adoção de medicamentos deve ocorrer para as mulheres cujo exame de densitometria óssea constou alterado, bem como aquelas portadoras de osteopenia (fraqueza óssea).

Importante ressaltar que aplicação de medicamentos deve ocorrer também para as pessoas que tiveram uma fratura típica da osteoporose, como pulso, coluna ou quadril, mesmo que os resultados da densidade óssea sejam normais.

Prevenção

Ter uma vida saudável, com ingestão de alimentos e prática de exercícios físicos são fatores importantes para prevenir a osteoporose.

É recomendado para fortalecer os ossos, um dieta rica em cálcio ao longo da vida.

Do mesmo modo, além dos produtos lácteos, outras boas fontes de cálcio são salmão com ossos, sardinha, couve, brócolis, sucos e pães fortificados com cálcio, figos secos e suplementos de cálcio.

A substituição do estrogênio perdido por terapia hormonal também fornece uma forte defesa contra a osteoporose em mulheres na pós-menopausa.

Há algumas pessoas precisam de suplementos, no entanto, o corpo só consegue absorver 500 mg de cálcio por vez.

A recomendação médica é ingerir os suplementos de cálcio em doses divididas, uma vez que o organismo absorve apenas 500 mg.

A vitamina D também é importante porque permite que o corpo absorva cálcio e pode ser obtida pela exposição à luz solar algumas vezes por semana ou pela ingestão de leite fortificado.

Acompanhamento da osteoporose

As pessoas que foram diagnosticadas com osteoporose precisam adotar algumas medidas de segurança, de modo a evitar quedas que pode ocasionar em fraturas:

• Manter pisos livres, incluindo tapetes e fios e cabos soltos, devendo usar apenas itens antiderrapantes se tiver tapetes
  • Boa iluminação
  • Evitar usar produtos de limpeza que deixem o chão escorregadio
  • Usar barras de apoio no banheiro e corrimão nas escadas
  • Usar sapatos com solado antiderrapante

Em síntese, a osteoporose é um doença silenciosa e ela decorre do enfraquecimento dos ossos, causando fraturas.

O aparecimento ocorre principalmente por conta da faixa etária e sexo.

As mulheres são mais suscetíveis a ter doença por conta da queda da produção do hormônio estrogênio.

Dessa forma, o  envelhecimento, a deficiência de estrogênio, o baixo nível de vitamina D ou de ingestão de cálcio podem diminuir os componentes que mantêm a densidade óssea

Como toda a doença, é possível se prevenir, adotando uma alimentação saudável ao logo da vida, com ingestão de alimentos ricos em cálcio, bem como vitamina D.

Em caso de histórico familiar de osteoporose e indicio da doença, recomenda-se o acompanhamento médico, com a realização anual do exame densitometria óssea, de modo a iniciar quanto antes o tratamento.

Por: Kelma Yaly - 19 de outubro de 2022