Hipertensão: uma doença silenciosa - Blog - Clínica Rossetti

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

Trata-se de um risco para derrame, ataque cardíaco e outros problemas.

O mais preocupante que quase metade das pessoas com hipertensão não percebem isso, pois não apresentam sintomas.

Mas afinal o que leva uma pessoa a ter hipertensão?

É o que abordaremos a seguir.

Como ocorre a hipertensão

A hipertensão arterial é a força do sangue empurrando contra as paredes das artérias.

Essa condição danifica artérias ao longo do tempo e pode levar a complicações graves, como ataque cardíaco e derrame.

Para considerar uma pessoa hipertensa é necessário ler em números se a pressão está alta, que ocorre da seguinte maneira:

• O número superior é a pressão arterial sistólica, que mede a pressão nas paredes das artérias quando o coração bate ou se contrai
  • O número inferior é a pressão arterial diastólica. Isso mede a pressão nas paredes das artérias entre as batidas quando o coração está relaxando

Quando é considerado pressão alta

A pressão é considerada alta quando seu valor é igual ou superior a 14/9 mmHg (milímetros de mercúrio).

A pressão arterial sistólica ocorre quando há contração do músculo cardíaco, realizado para bombear sangue rico em oxigênio.

Já a pressão arterial diastólica é o relaxamento, quando o órgão se enche de sangue para dar início a um novo batimento.

Quem está com a pressão alta apresenta uma força de 9 mmHg ou mais.

O ideal para pessoas saudáveis é de 12/8 mmHg.

Importante consignar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima haver mais de 1,2 bilhão de pessoas com idades entre 30 e 79 anos têm hipertensão.

Os sinais da hipertensão

Por ser a hipertensão uma doença silenciosa há alguns sinais importantes que indicam o aparecimento dessa condição.

Os sinais que aparecem são:

• Dores de cabeça
  • Palpitações cardíacas
  • Hemorragias nasais

Tipos de hipertensão

Há dois tipos de hipertensão que são:

• Hipertensão primária: As causas desse tipo mais comum de pressão alta é o envelhecimento e estilo de vida
  • Hipertensão secundária: Pode ser outras condições médicas ou um medicamento que pode causar como efeito adverso a pressão alta

Causas da hipertensão

As causas mais comuns da hipertensão primária decorre do estilo de vida são:

• Padrões alimentares pouco saudáveis
  • Falta de atividade física
  • Alto consumo de álcool

Já as causas da hipertensão secundária podemos considerar:

• Uso de medicamentos, incluindo imunossupressores e contraceptivos orais
  • Doença renal
  • Apneia obstrutiva do sono
  • Anfetaminas e cocaína
  • Doenças vasculares renais, que são condições que afetam o fluxo sanguíneo nas artérias e veias dos rins
  • Uso de tabaco

Há estudos que a hipertensão também tem origem genética.

A hipertensão se desenvolve com o tempo, principalmente pelas escolhas erradas, como sedentarismo, obesidade e alimentação pouco saudável.

Certas condições de saúde, como diabetes e obesidade também são causa para a hipertensão.

Ademais, alguns medicamentos fazem com que a pressão arterial suba como:

• Pílula anticoncepcional combinada
  • Anti-inflamatórios não esteroides
  • Descongestionante nasal
  • Medicamento para tosse, colírios e inibidores de apetite.

Fatores de risco para a hipertensão

Em que pese a hipertensão ser genético há alguns fatores de risco que contribuem para o aparecimento da doença, são elas:

• Doença cardiovascular
  • Doença renal crônica
  • Síndrome metabólica
  • Apneia obstrutiva do sono
  • Sobrepeso ou obesidade
  • Sedentarismo
  • Alimentação rica em sódio.
  • Tabagismo
  • Alcoolismo

Caso a hipertensão não for devidamente tratada pode acarretar:

• Doença arterial coronariana
  • AVC
  • Ataque cardíaco
  • Doença arterial periférica
  • Doença renal e insuficiência renal
  • Complicações durante a gravidez
  • Danos oculares
  • Demência vascular

Ataque cardíaco e doença cardíaca

A hipertensão arterial pode danificar as artérias, de modo a torná-las menos elástica, o que diminui o fluxo de sangue e oxigênio para o coração.

Por essa razão, as pessoas nessas condições ficam mais suscetíveis a doenças cardíacas.

Com a diminuição do fluxo sanguíneo para o coração pode causar angina, ataque cardíaco e Insuficiência cardíaca

Hipertensão e envelhecimento

Com o passar do tempo, as artérias passam a ficar menos elásticas.

Com isso pode ser alterado a pressão arterial de uma pessoa, com uma pressão sistólica mais alta e uma pressão diastólica mais baixa.

A pressão sistólica mais alta é importante porque pode acelerar ainda mais a rigidez das artérias.

Essa alteração decorre do envelhecimento natural e por essa razão é orientado fazer uso de medicamentos.

Hipertensão e gravidez

Segundo dados, cerca de uma em cada dez mulheres desenvolve pressão alta durante a gravidez.

Isso é uma condição que aumenta o risco da gestante adquirir a hipertensão arterial a longo prazo.

Após o parto, foi comprovado que a redução da pressão arterial em seis semanas diminui o risco de ter a doença a longo prazo.

Como tratar a hipertensão

Os tratamentos para pressão alta inclui mudanças no estilo de vida e medicamentos.

É possível ter uma redução na pressão apenas com a mudança do estilo de vida, sem a
a ingestão de medicamentos.

As principais orientações para pessoa realizar com o intuito de diminuir a pressão arterial são:

• Manutenção de um peso saudável
  • Dieta a base de frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura.
  • Redução do sal: O limite de ingestão de sódio a não mais de 1.500 miligramas (mg) por dia.
  • Potássio: Consumir de 3.500 a 5.000 miligramas por dia de potássio, optando em ingerir banana, abacate e batata (com casca).
  • Atividade física: O treinamento de resistência (como levantar pesos leves) também é útil.
  • Diminuição do álcool

Além disso, a mudança de estilo de vida, em alguns casos é orientado que a pessoa faça uso de medicamentos.

Prevenção

É possível realizar algumas ações visando a prevenção da hipertensão e são elas:

• Alimentação saudável
  • Redução de sódio
  • Peso adequado
  • Prática de atividade física
  • Evitar o álcool

A alimentação é uma importante aliada ao combate a hipertensão.

Alguns alimentos são capazes de baixar a pressão arterial:

• Bananas
  • Frutas cítricas
  • Beterraba
  • Salmão
  • Semente de abóbora
  • Melancia
  • Aveia

É sabido por todos que a hipertensão arterial decorre principalmente de maus hábitos, como alimentação muito gordurosa, ingestão de sódio, pouca atividade física e obesidade.

Com a pressão arterial elevada aumento o risco para derrame, ataque cardíaco e outros problemas podem aparecer.

O envelhecimento e alguns medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides também podem causar hipertensão.

Desta forma, é possível prevenir a hipertensão mantendo bons hábitos de alimentação e atividade física, bem como a diminuição da ingestão de álcool.

Portanto, evitar é mais fácil que tratar, por isso é tão importante reduzir o sódio da alimentação e seguir hábitos alimentares saudáveis.

Por: Kelma Yaly - 13 de maio de 2023