Sedentarismo e seus riscos - Blog - Clínica Rossetti

Infelizmente, podemos dizer que o sedentarismo é um estilo de vida.

Trata-se de uma combinação de ausência de atividade física e uma quantidade excessiva de tempo sentado diariamente.

Ser sedentário significa ficar sentado ou deitado por longos períodos quando acordado.

As características do sedentarismo são:

• Quantidade mínima de atividades físicas
  • Passar muito tempo assistindo TV, jogando videogame ou no computador
  • Dirigir ou usar muito o transporte público
  • Passar muito tempo sentado no trabalho, escola, faculdade ou em casa
  • Não se manter fisicamente ativo, sem praticar esportes ou atividades ao ar livre

É sabido que as pessoas são mais sedentárias agora do que no passado devido a mudanças do estilo de vida e a implementação da tecnologia.

O número de pessoas que possuem carro e dirigem aumentou consideravelmente, e a tecnologia afetou quase tudo, desde o trabalho doméstico até o lazer.

Por conta de estilo de vida, as pessoas passaram a desenvolver doenças decorrentes do sedentarismo como:

Foi comprovado em algumas pesquisas que um estilo de vida sedentário pode ser prejudicial, mesmo que a pessoa realize a atividade física recomendada.

Ocorre que o sedentarismo também pode ocorrer, se a pessoa optar por ir ao supermercado de carro do que a pé, mesmo que ela pratique alguma modalidade esportiva.

E com a ausência de atividade física, a tendência que a pessoa sedentária exagere na alimentação, principalmente ricas em gorduras e açúcar, levando a uma dificuldade do corpo de controlar os níveis de açúcar, colesterol e triglicerídeos, aumentando o risco de obesidade e diabetes.

Sintomas do sedentarismo

1 - Cansaço

Quem está sedentário apresenta um maior cansaço, pois há diminuição do metabolismo visto que não são praticadas atividades que promovam a ativação.

Quando é realizado exercício físico, o corpo produz e libera endorfinas, serotonina que ajudam no bem-estar físico e mental, além de reduzir a sensação de cansaço.

2- Força muscular diminuída

Uma vez que o sedentarismo causa um cansaço constante, a diminuição da massa muscular é sua consequência.

Quando se é mais velho, a perda da massa muscular é ainda mais rápida, pois com o envelhecimento natural do corpo, ocorre uma redução da massa e da força muscular, que podem causar lesões ou aumentar o risco de quedas.

3- Dor nas articulações

O sedentarismo ocasiona a sobrecarga de peso nas articulações por conta do aumento do peso corporal.

Com isso, quedas e fraturas são mais recorrentes.

4 - Gordura abdominal

Com o aumento do peso corporal, a gordura acaba ficando localizada mais no abdômen.

O excesso de gordura afeta os níveis de colesterol, aumentando as chances de doenças cardiovasculares.

5 - Má qualidade do sono

A falta de exercícios físicos reduz a produção e liberação de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina e a dopamina, responsáveis por regular o sono.

Ademais acarreta enfraquecimento dos músculos respiratórios, levando a apneia e ronco, colaborando com a má qualidade do sono.

Saúde mental

Algumas pesquisas apontam que um estilo de vida sedentário e a falta de exercícios físico é um fator de risco maior para o desenvolvimento de doenças mentais.

O risco é aumentado principalmente ao aparecimento de depressão.

Sedentarismo e câncer

O sedentarismo está intimamente relacionado com a prevalência de câncer.

Ficar sentado por muito tempo aumenta os riscos de câncer colorretal, endometrial, ovariano e de próstata.

Sedentarismo e osteoporose

A vida sedentária pode acelerar a perda de massa óssea, aumentando o risco de osteoporose.

Com a falta de exercícios físicos não há estímulo muscular sobre o esqueleto, deixando o corpo propenso a doença.

O fortalecimento muscular favorece a manutenção da massa óssea.

Desse modo, o sedentarismo é um fator de risco para a osteoporose.

Sedentarismo e o coração

O sedentarismo, como informado acima, está muito associado a doenças que prejudica o coração, como angina, infarto agudo do miocárdio e trombose.

A principal causa das doenças do coração é a obesidade, além da hipertensão.

Com a falta de exercícios físicos há acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue e assim comprometendo a circulação e o funcionamento do coração.

Já está comprovado que passar o dia todo sentado está associado ao acúmulo de proteínas, que são liberadas pelas células do músculo do coração quando são prejudicadas.

Soluções para o sedentarismo

Já é comprovado que a prática de exercícios físicos diminui o risco de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2.

Realizar uma corrida de trinta minutos pelo menos três vezes por semana é suficiente para atender o recomendado.

Estágios do sedentarismo

O sedentarismo possui estágios, sendo que o estágio 4 é considerado o mais grave:

1: É realizada atividade física esporádica

2: Não encontra tempo disponível para se exercitar

3: Evita esforço físico, optando por fazer as atividades de carro do que a pé

4: Passo o dia todo sentado ou deitado

Reduza o tempo em que passa sentado

As pessoas podem reduzir o tempo que permanecem sentados, realizando as seguintes atividades:

• Ficar em pé em vez de sentado no transporte público
  • Levantar e andar quando assiste televisão
  • Subir as escadas em vez de usar o elevador
  • Fazer caminhadas durante a pausa do almoço
  • Passar mais tempo realização atividades domésticas

Além disso, é importante consultar um médico para poder identificar possível presença de alguma doença que impeça a prática de atividade física, ou orientar em intensidade e frequência que devem ser praticadas.

Iniciativas para a prática de atividade física

Não será possível sair da inatividade e correr uma maratona.

O importante é começar, mesmo que devagar.

Quanto mais exercício inserido na rotina, melhor, no entanto, não se pode sentir sobrecarregado, devendo fazer o que puder.

Fazer algum exercício é melhor do que não fazer nenhum.

Desta forma, existem muitas maneiras de fazer exercícios físicos, deve ser escolhido o melhor que há adaptação e que ofereça mais prazer em praticá-lo, para não tornar um sofrimento.

O que se pode concluir sobre sedentarismo

É certo que com a tecnologia cada vez mais presente nossas vidas, ajuda a ter um estilo de vida mais sedentário.

Já está comprovado que ficar muito tempo sentado está ligado a problemas de saúde e sendo a principal causa da obesidade.

Em síntese, há atitudes que dependem apenas de nós, e movimentar é um deles.

Por isso, manter uma rotina de exercícios físicos aliados a uma alimentação saudável é o segredo da longevidade.

Por: Kelma Yaly - 9 de fevereiro de 2023